Partida entre Internacional e Fluminense, neste domingo, terá campanha contra o trabalho infantil

Evento é promovido pelo MPT-RS e TRT4, em parceria com o Sport Club Internacional

     Neste domingo (12/10), Dia das Crianças, a partida entre Internacional e Fluminense, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, terá um momento de reflexão sobre um problema social: o trabalho infantil. O jogo iniciará às 16h, valendo pelo Campeonato Brasileiro. Na entrada em campo, os jogadores posarão para a foto oficial com a faixa da campanha “Todos Juntos contra o Trabalho Infantil”. A faixa será levada por meninos e meninas do projeto Criança Colorada, que estarão vestidos com a camiseta da campanha.  

     A ação é promovida pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), em parceria com o Sport Club Internacional. Antes da partida, magistrados, procuradores e servidores distribuirão material da campanha em torno do estádio. O placar eletrônico do Beira-Rio também passará mensagens de combate ao trabalho infantil.

     É proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. A aprendizagem é um contrato especial, de no máximo dois anos, que visa à formação técnico-profissional, aliando trabalho e educação. A partir dos 16 anos, o adolescente pode trabalhar com carteira assinada, mas fora do horário noturno e em atividades não classificadas como insalubres e perigosas, o que só é permitido após os 18 anos. Para menores de 14 anos, o trabalho só é possível com autorização judicial.

     Conforme a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, o Rio Grande do Sul possuía, em 2013, 3 mil trabalhadores entre 5 e 9 anos de idade, 52 mil entre 10 e 14 anos, e 160 mil entre 15 e 17.  Em todo o Brasil, os números são 61 mil (5 a 9 anos), 779 mil (10 a 14) e 2,34 milhões (15 a 17).

Campanha no Facebook

     No Facebook do MPT-RS, o usuário pode personalizar fotos de perfil com o logotipo do catavento da campanha. (ver passo a passo abaixo).

1) Acesse http://bit.ly/1nSQrSL.
2) Clique no botão "Add to Facebook".
3) Caso não esteja logado no Facebook, será aberta uma janela pedindo seu usuário e senha.
4) O Twibbon carrega a foto de perfil como padrão, mas pode-se escolher uma foto (de criança, por exemplo) clicando em "Change image".
5) Pode-se pegar uma foto que já esteja no Facebook (botão "Facebook"), tirar uma com webcam ou fazer upload de uma imagem que esteja no computador ("Upload").
6) Alinhe o logo da campanha sobre a foto do jeito que achar melhor.
7) Quando tiver concluído a edição, clique em "Add Twibbon to Facebook" e depois em "Insert as profile image".
8) O navegador abre uma página do Facebook em que se recorta a imagem para colocá-la como perfil.

Com informações do TRT4
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)

Tags: Outubro

Imprimir