Alunos em situação vulnerável começam a estudar com bolsas de estudo obtidas em acordo firmado pelo MPT-RS

Escrito por .

Compromisso com a Sociedade Educacional Leonardo da Vinci beneficia dez jovens e adolescentes indicados por entidade social, que terão custeados seus estudos de Ensino Médio

     Tiveram início na última semana de fevereiro as aulas para um grupo de 10 estudantes em situação de vulnerabilidade social que receberam bolsas de estudos integrais para o Ensino Médio como resultado de um acordo entre o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Sociedade Educacional Leonardo da Vinci. As bolsas incluem todo o ciclo de formação, do primeiro ao terceiro ano, e, mesmo com o curso sendo realizado em modalidade de Educação à Distância, os alunos já receberam o material didático de apoio.

     Parte dos alunos, todos eles residentes na Capital, está acompanhando as aulas, ministradas pelo curso Unificado, de casa. Quatro deles, sem condições de acesso a computadores ou celulares, assistem em uma sala reservada para esse fim na sede da associação Sol Maior, na Rua General Câmara, respeitadas todas as normas vigentes de distanciamento social, de âmbito nacional, estadual e municipal. No momento, as aulas estão suspensas devido às restrições do Covid-19.

     “Quando o acordo foi firmado, não havia ainda certeza de como a pandemia iria se desenvolver, então sempre se trabalhou com essa possibilidade de preparar um espaço, seguindo os protocolos de saúde, para que eles pudessem ter acesso ao conteúdo em caso de as aulas ainda estarem suspensas – comenta o procurador do MPT-RS Viktor Byruchko Junior, responsável pelo Inquérito Civil que resultou no acordo.

Clique aqui para acessar o acordo

     A Sol Maior também foi a responsável por selecionar os alunos que seriam beneficiados com as bolsas

     “Buscamos encontrar alunos que estivessem já concluindo o nono ano e que tivessem possibilidade de continuar o curso ao longo dos três anos seguintes. Ter uma bolsa de estudos é uma coisa. Ter as ferramentas de acesso ao conteúdo é outra, por isso estamos disponibilizando a possibilidade de os que não puderem acompanhar de casa venham à sede administrativa da entidade para as aulas” – comenta o coordenador pedagógico da Sol Maior, Douglas Daniel Portilho.

     Os alunos também receberão gratuitamente da instituição educacional todo o material didático e de uso escolar.

     “Está sendo uma grande oportunidade ter sido escolhido para estudar numa escola particular. Vou aproveitar o máximo dessa bolsa e estudar para ver se eu consigo uma vaga na universidade. Não tenho internet em casa, então eu acordo seis horas e venho aqui para o escritório – diz L., um dos alunos selecionados.

     ACORDO

     As bolsas são resultado de negociação realizada entre o MPT e a Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci, em ação de execução por descumprimento de termo de ajuste de conduta (TAC). O acordo foi homologado em 28/8 pela juíza do Trabalho Claudia Elisandra de Freitas Carpenedo, da 3ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.

Ação nº 0020316-33.2016.5.04.0003

Texto: Carlos André Moreira
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

LEIA MAIS:

15/09/20 – Acordo do MPT com a Sociedade Educacional Leonardo da Vinci beneficiará dez estudantes com bolsas de estudo para o Ensino Médio

Tags: Março

Imprimir