Atenção: devido ao estado de calamidade pública, o atendimento presencial e os prazos nos procedimentos do MPT-RS estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis por mais 30, a partir de 7/5.
O atendimento ao público segue pelos canais online.

Três trabalhos do RS são premiados na etapa nacional do MPT na Escola

Projeto busca estimular debate em instituições públicas de Ensino Fundamental sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente

     Foram anunciados na última quinta-feira (1/12) os trabalhos vencedores do Prêmio MPT na Escola 2022 - “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do MPT. O concurso cultural busca estimular o debate sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente em instituições públicas de Ensino Fundamental e contou nesta edição com a participação recorde de 20 unidades da federação.

Aluna de Esteio conquistou o o 3o lugar na categoria Poesia
Aluna de Esteio conquistou o o 3o lugar na categoria Poesia

    O Rio Grande do Sul teve alunos do 4º e 5º anos premiados em três categorias: Valentina Mendes Fraga Alves, Alice Costa Lemos e Antony Oliveira de Borba, em conto, poesia e desenho, respectivamente (veja lista completa abaixo). O anúncio foi feito durante evento virtual aberto pelo procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos; pelas procuradoras Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos e Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, vice-gerente do Projeto MPT na Escola; pela chefa de gabinete da PGT, Ana Cláudia Bandeira Monteiro; e pela secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Ludmila Reis Brito Lopes.

    Em seu discurso, José de Lima enfatizou que o MPT tem o dever de estar junto com a comunidade escolar para mostrar que a educação transforma vidas. “A propalada opção entre trabalhar ou roubar não cabe em qualquer pensamento lógico; a criança e o(a) adolescente têm que ter a opção de estudar, de ter lazer. E a educação para todos e todas é uma oportunidade para construirmos um mundo mais justo, mais solidário, valorizando alunas e alunos, crianças e adolescentes, professoras e professores da rede pública de ensino, com foco na formação de pessoas, de seres humanos. Como bem diz a Nobel da Paz Malala Yousafzai: ‘Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo’”, disse o PGT.

    Participaram também o ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro; o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Luis Antonio Colussi; a coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão (CCR), Eliane Araque; a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva; a auditora fiscal do Trabalho Érika Medina; a coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Maria Cláudia Falcão; a secretária do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG), que representou o Fórum Nacional de Prevenção ao Trabalho Infantil (Fnpeti), Elvira Cosendey; a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina, do Município de Imbé (RS), Sabrina Ramos Cândido; e o membro do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente no DF e integrante da Comissão Julgadora Nacional do Prêmio MPT na Escola 2022, Andrey Felype Nascimento da Silva.

     O Prêmio MPT na Escola é uma ação do Resgate a Infância – Eixo Educação, que reflete a prioridade do MPT em levar para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, debates sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a prevenção e a erradicação do trabalho infantil e a proteção às trabalhadoras e trabalhadores adolescentes. Para isso, o MPT fornece capacitação e material didático às Secretarias de Educação e promove um concurso cultural que tem como tema o trabalho infantil e a aprendizagem profissional.

Trabalhos premiados

Na categoria conto, Valentina Mendes Fraga Alves, de Tramandaí, ficou em primeiro lugar, representando a EMEF General Luiz Dêntice. O conto chama-se “Do trabalho à infância”, que conta a história de uma criança que trabalhava para ajudar sua família.

Na categoria desenho, Antony Oliveira Borba, da EMEF Estado de Santa Catarina, de Imbé, ficou em primeiro lugar, com a obra “Sonho de Criança”, feita sob orientação da professora Cláudia Moreira Pedro. Em seu depoimento, o menino relata que a ideia do desenho foi mostrar que todas as crianças correm o risco de sofrer com o trabalho infantil.

Na categoria poesia, Alice Costa Lemos, da EMEB Luiza Silvestre de Fraga, de Esteio, ficou em terceiro lugar com a poesia “A Rua”, elaborada sob a orientação da professora Juliana Aparecida Ribeiro de Oliveira. Com sensibilidade social, a menina de 10 anos escreve sobre o trabalho infantil nas esquinas das cidades e questiona a desigualdade entre crianças que devem trabalhar e as que podem brincar.

Classificação final

Grupo 1 – Alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental

Categoria CONTO

1° LUGAR - PRT 4 – Município de Tramandaí/RS (E.M.E.F. General Luiz Dêntice/estudante: Valentina Mendes Fraga Alves)

2º LUGAR - PRT 7 – Município de Morada Nova/CE (E.E.B. Professora Joana Paula de Morais/estudante: Olívia Anastácio Vieira)

3º LUGAR - PRT 24 – Município de Corumbá/MS (E.M.E.I. Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Fernanda Sestari da Silva)

Categoria DESENHO

1° LUGAR - PRT 4 – Município de Imbé/RS (E.M.E.F. Estado de Santa Catarina/estudante: Antony Oliveira de Borba)

2º LUGAR - PRT 1 – Município de Itaperuna/RJ (Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva/estudante: Brenda de Souza Belo)

3º LUGAR - PRT 9 – Município de Pinhais/PR (Escola Municipal Frei Egídio Carloto/estudantes: Isabela Henrique Bernardo e Lucas Gabriel Carvalho da Silva)

Categoria MÚSICA

1° LUGAR - PRT 8 – Município de Juruti/PA (EMEF Zelinda Souza Guimarães/estudante: Victor Emanuell Diniz Guidão)

2º LUGAR - PRT 19 – Município de Maceió/AL (Escola Municipal Pedro Suruagy/estudantes: Ariel Vieira dos Santos, Débora Rodrigues dos Santos e William Guilherme da Silva Ferreira)

3º LUGAR - PRT 7 – Município de Itaiçaba/CE (Escola de Ensino Fundamental Dom Aureliano Matos/estudante: Iasmim da Silva Marinho)

3º LUGAR - PRT 9 – Município de Assis Chateaubriand/PR (Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado/estudantes: Beatriz de Oliveira Aguiar, Isadora Gabrielly Targa Souza e Agatha Fernanda da Silva)

Categoria POESIA

1° LUGAR - PRT 14 – Município de Sena Madureira/AC (Escola Raimundo Magalhães/estudante: Luiara Souza do Nascimento)

2º LUGAR - PRT 11 – Município de Manaus/AM (Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Adonai Politi/estudante: Tassiara Kamilly da Silva Lucas)

3º LUGAR - PRT 4 – Município de Esteio/RS (EMEB Luiza Silvestre de Fraga/estudante: Alice Costa Lemos)

 

Grupo 2 – Alunas e alunos do 6° e 7º do ensino fundamental

Categoria CONTO

1° LUGAR - PRT 15 – Município de Divinolândia/SP (EMEB Euclides da Cunha/estudante: Lavínya de Mello Ramos)

2º LUGAR - PRT 17 – Município de Cariacica/ES (EMEF Stelida dias/estudante: Sophia Santos Bessa Alves)

3º LUGAR - PRT 19 – Município de Campo Alegre/AL (Escola Municipal de Educação Básica Professora Zenobia Ferreira da Silva/estudante: Lavignia Vitória da Conceição Santos)

Categoria DESENHO

1° LUGAR - PRT 19 – Município de União dos Palmares/AL (Escola Municipal Manoel Rosa da Paz/estudante: Izequiela Noemi dos Santos)

2º LUGAR - PRT 15 – Município de Itatiba/SP (EMEB profª Rosa Scavone/estudante: Henzo da Silva Pereira)

3º LUGAR - PRT 1 – Município de Rio de Janeiro/RJ (Escola Municipal 05.15.026 Paraguai/estudante: Sofia Velloso Gomes)

Categoria MÚSICA

1° LUGAR - PRT 7 – Município de Fortim/CE (E.E.F. Comunitária da Barra/estudante: Elaine dos Santos Lima)

2º LUGAR - PRT 23 – Município de Nova Mutum/MT (Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira/estudante: Maria Fernanda Gonçalves Ribeiro)

3º LUGAR - PRT 5 – Município de Juazeiro/BA (Escola Municipal de Pontal/estudantes: Arthur Leoncio Lôla e Daniel Leoncio Lôla)

Categoria POESIA

1° LUGAR - PRT 13 – Município de Cajazeiras/PB (E.M.E.F.E.F. Carolino de Souza Neto/estudante: Maria Vitória de Abreu Marinho)

2º LUGAR - PRT 24 – Município de Corumbá/MS (Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Gilson Miguel Vieira Ozório)

3º LUGAR - PRT 7 – Município de Aracati/CE (EEF Centro Educacional Raízes e Asas/estudante: Radassa Vitalino Mendes

Com informações da PGT

 

Tags: Dezembro

Imprimir