MPT-RS participa de posse de nova ministra do TST, Maria Helena Mallmann

A Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região foi representada pelo procurador-chefe, Fabiano Holz Beserra

     O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Fabiano Holz Beserra, participou nesta terça-feira (10) de sessão solene de ratificação da posse da nova ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Helena Mallmann, oriunda do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A cerimônia aconteceu na sede do TST, em Brasília, e contou com cerca de 300 convidados. Com a posse, o TST restabelece a sua composição plena, de 27 ministros, dos quais seis são mulheres.

Procurador Fabiano e ministra Maria Helena, durante os cumprimentos
Procurador Fabiano e ministra Maria Helena, durante os cumprimentos

     A solenidade teve também a participação do procurador-geral do Trabalho, Luis Antônio Camargo de Melo, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, do chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, ministro de Estado Miguel Rosseto, da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Maria Weber Candiota da Rosa (também oriunda do TRT4), do presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador Valtércio de Oliveira, e do vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Pacheco Lamachia.

     A ministra, que vai integrar a Quinta Turma do TST, é natural de Estrela (RS). Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ingressou na magistratura do Trabalho em 1981, no Estado, tendo atuado nos municípios de Bagé, Pelotas, Santa Cruz do Sul, São Jerônimo, Osório, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Porto Alegre. Em 2001, foi promovida a desembargadora do TRT4, do qual foi vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013).

     A magistrada exerceu, ainda, a vice-presidência e a presidência da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em 11 de novembro de 2014, teve o nome aprovado pelo Plenário do Senado Federal para o cargo de ministra do TST, sendo nomeada em dezembro para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Carlos Alberto Reis de Paula. A posse administrativa já havia sido feita no Gabinete da Presidência, em dezembro.

Com informações do TST e do TRT4
Foto: Inácio do Canto (Secom/TRT4)

Tags: Março

Imprimir