MPT-RS inicia campanha contra discriminação religiosa no trabalho

Anúncios serão pagos por grupo de assessoria empresarial que firmou acordo judicial com o MPT em ação civil pública

     Teve início em 9 de março a campanha contra a discriminação religiosa, promovida pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e paga pelo grupo Villela. Outdoors foram instalados na região Metropolitana de Porto Alegre e busdoors circulam em ônibus da Capital. A campanha é parte de acordo judicial que encerrou ação civil pública (ACP) ajuizada pelo MPT-RS contra o Grupo Villela, por conta de discriminação de natureza religiosa no trabalho. A publicidade durará quatro meses e totaliza R$ 250 mil, em substituição a indenização por danos morais coletivos, inicialmente postulada pelo MPT-RS na ACP.

     Com o acordo judicial, a Villela também assumiu compromissos de corrigir a conduta e de divulgar o teor do acordo em seu website. O procurador do Trabalho responsável pelo caso, Philippe Gomes Jardim, destaca o caráter pedagógico da execução da campanha e dos deveres assumidos pelo grupo com o acordo. "Estas medidas, para além de garantir o resultado prático da decisão, também respondem à necessidade de efetivar o caráter pedagógico para cessar a prática abusiva. A publicidade do acordo irá servir para evitar a repetição dessa prática, não apenas para as próprias empresas rés, mas também para dar conhecimento para as demais empresas do mesmo ou diverso ramo de atividade econômica do que não pode ser tolerado", explica o procurador. Philippe ainda orienta vítimas de discriminação, não apenas religiosa, a reunir provas e a informar o ocorrido ao MPT e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Outdoor instalado na avenida Wenceslau Escobar, 3.895, bairro Tristeza, em Porto Alegre, e busdoor
Outdoor instalado na avenida Wenceslau Escobar, 3.895, bairro Tristeza, em Porto Alegre, e busdoor
Leia mais:
8/9/2014 - Grupo Villela firma acordo judicial abstendo-se de impor participação de empregados em cultos religiosos no local de trabalho
21/3/2014 - Indeferido segredo de justiça pedido pelo Grupo Villela em ação do MPT por discriminação religiosa

Fotos: divulgação
Text
o: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3092 | Móvel Claro (51) 9124-3415
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286
prt4.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/MPTnoRS | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Março

Imprimir