Programa Trabalho Seguro se reúne com Grupo Hospitalar Conceição

Instituição, responsável pelos hospitais Conceição e Cristo Redentor, incluirá pesquisa ocupacional em atendimento a acidentes de trabalho

     Membros do Programa Trabalho Seguro, do qual o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) é integrante, se reuniram nesta quinta-feira (11) com dirigentes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Na ocasião, foram definidos os aspectos gerais de cooperação do grupo com o projeto de fluxo de informações sobre acidentes do Trabalho no Estado, desenvolvido pelo Programa desde setembro de 2014 com o intuito de mapear os setores econômicos com maior incidência de acidentes de trabalho. O GHC deve incluir, nos serviços de classificação de riscos e de atendimento a pacientes graves, pergunta sobre o ramo de atividade das vítimas acidentadas.

Reunião discutiu aspectos preliminares da parceria
Reunião discutiu aspectos preliminares da parceria

     Ficou acordado que as informações serão passadas diretamente, pelo grupo, ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Porto Alegre, que qualificará e complementará as informações, realizando, inclusive, busca ativa. Reunião também deve ser feita com o Hospital de Pronto Socorro, administrado pela Prefeitura, com o mesmo intuito. Inicialmente, de acordo com o gestor do Programa, desembargador do Trabalho Raul Zoratto Sanvicente, o mapeamento abrange a Capital, devendo se estender ao restante do Estado em etapa posterior.

     De acordo com o procurador-chefe adjunto do MPT-RS e gestor do projeto, Rogério Uzun Fleischmann, o objetivo da coleta de informações não é punitivo, e corre em paralelo à apuração de denúncias contra empresas individuais, por parte do MPT. “Este é outro tipo de aproximação do MPT, com ênfase na prevenção. Já vem sendo feita, por exemplo, no ramo da construção civil em Porto Alegre e em Caxias do Sul, em que se realiza diálogo e ações de capacitação de públicos. Acreditamos que é um modo eficaz de atuação, especialmente porque envolve órgãos parceiros e os destinatários - empresários e trabalhadores”, explicou. A juíza do Trabalho Luciana Caringi Xavier, gestora do projeto, destaca que a informação do ramo de atividade é um pequeno acréscimo à ficha já preenchida no atendimento dos hospitais, mas que sua importância é enorme. Com ela, é possível definir as prioridades para atuação futura do Programa no Estado.

     Também participaram da reunião a superintendente do GHC, Sandra Maria Sales Fagundes, a coordenadora do Cerest, Jacqueline Lenzi Gatti Elbern, a coordenadora da área tecnológica da Secretaria de Saúde de Porto Alegre e coordenadora do Cerest, Mônica Kranen, o assessor da diretoria do GHC, José Leonel de Carvalho, o gerente de internação do Hospital Cristo Redentor (HCR), Walter Brook Neto, e Alfredo Gonçalves, do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST). Nova reunião, entre Cerest e GHC, deve orientar a operacionalização da parceria.

O programa

     O Programa Trabalho Seguro foi criado em 2011 por iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Além do TRT4 e do MPT-RS, também integram o protocolo o Município de Porto Alegre, o Estado do Rio Grande do Sul (por meio da Secretaria Estadual da Saúde), a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4), a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do RS (Sintrajufe-RS) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

Texto e foto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3092 | Móvel Claro (51) 9124-3415
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286
prt4.ascom@mpt.mp.br | http://www.facebook.com/MPTnoRS | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir