Procurador-chefe participa de comemoração dos 90 anos da Procuradoria-Geral de Porto Alegre

Evento aconteceu na Cinemateca Capitólio, nesta quarta-feira (24)

     O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Fabiano Holz Beserra, participou nesta quarta-feira (24) de evento comemorativo dos 90 anos da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, realizado na Cinemateca Capitólio, no Centro Histórico da Capital. O encontro institucional, também alusivo ao Dia do Procurador, comemorado em 4 de junho, discutiu o papel da Procuradoria nas políticas de Estado. Foram convidados procuradores, servidores e autoridades. Também participou da cerimônia o prefeito do Município, José Fortunati.

Procuradora-geral do Município, Cristiane Nery, e prefeito José Fortunati
Procuradora-geral do Município, Cristiane Nery, e prefeito José Fortunati

     A procuradora-geral do Município, Cristiane da Costa Nery, lembrou o ato de criação da PGM (ato 233, de 5 de janeiro de 1925) e salientou o crescimento da instituição nesses 90 anos. “Nossa Procuradoria cresceu como poucas em todo esse período. É propositiva, é pioneira em diversos temas, é fonte de consulta e de inspiração país afora”, afirmou. Referiu ainda a autonomia conferida aos Municípios pela Constituição Federal de 1988 e o decorrente alargamento de funções desempenhadas pela Procuradoria-Geral do Município. “A partir da imposição constitucional de que se efetivassem os direitos ali garantidos, os municípios se organizaram e, por consequência, o corpo técnico jurídico que assegura a aplicação democrática e legal dos princípios e normas vigentes acompanhou e evoluiu, se estruturou, se organizou para dar conta de suas funções de estado", salientou.

     Durante a cerimônia, foi realizada mesa redonda. Também foi lançada a edição comemorativa da revista da PGM 90 anos, em homenagem in memoriam aos procuradores Armando Perin e Cloé Gomes Rodrigues.

Foto: Ivo Gonçalves (Comunicação/Prefeitura de Porto Alegre)
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3092 | Móvel Claro (51) 9124-3415
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286
prt4.ascom@mpt.mp.br | http://www.facebook.com/MPTnoRS | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir