MPT-RS adere à Campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, do MPF

Procurador-chefe do MPT-RS recebeu procuradores-chefe do MPF no Estado

     O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Fabiano Holz Beserra, recebeu nesta quarta-feira (5/8) a visita dos procuradores-chefe da Procuradoria Regional da República (PRR4), Marco André Seifert, e da Procuradoria da República no Estado (PR/RS), Fabíola Dörr Caloy. Na reunião, o MPT-RS foi convidado a participar da Campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, ação nacional do Ministério Público Federal (MPF). Também participou da reunião a procuradora regional da República Maria Emília Corrêa da Costa Dick.

Procuradores Fabíola, Marco e Fabiano
Procuradores Fabíola, Marco e Fabiano

     O MPT-RS confirmou presença no lançamento oficial da campanha, previsto para 18/8, às 10h30, no auditório da PRR4 (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800 - Praia de Belas), com a presença do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa Lava Jato do MPF no Paraná. Um dia antes, à tarde, a campanha será apresentada oficialmente a procuradores e servidores da PRR4, também no auditório. O procurador-geral de Justiça no Estado, Marcelo Lemos Dornelles, confirmou a participação do MP/RS.

     A ação nacional do Ministério Público Federal busca coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional, a exemplo do que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa. As 10 medidas desdobram-se em 20 projetos de lei que buscam, por exemplo, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

Clique aqui para ver arquivo com todas as propostas legislativas

     As propostas começaram a ser desenvolvidas pela força-tarefa Lava Jato em outubro de 2014 e foram analisadas pela Procuradoria-Geral da República em comissões de trabalho criadas em 21 de janeiro deste ano. O lançamento foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelos coordenadores da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, Nicolao Dino, da Câmara Criminal do MPF, José Bonifácio Andrada, e pelo coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol.

Foto: Assessoria de imprensa PR/RS
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286 
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir