Mini jornada discute Saúde e Segurança no Trabalho na construção civil

Evento do MPT, UFRGS e MTPS incluiu lançamento de livro de autoria coletiva sobre o assun​to

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) realizou nesta quarta-feira (9/12), na sede Ramiro, Mini Jornada sobre Saúde e Segurança no Trabalho na Construção Civil. O evento foi promovido pelo MPT, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

     O evento marcou o lançamento de livro, com participação do auditor-fiscal do Trabalho gaúcho Luiz Alfredo Scienza, publicado pelo MPT no Sergipe. O auditor, co-autor da obra juntamente com outros auditores, juiz do trabalho e procuradores do Trabalho, pôde apresentar o trabalho para o público, de aproximadamente 50 pessoas.

Scienza, durante palestra
Scienza, durante palestra

     O procurador do Trabalho Ricardo Garcia, representante da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT, destacou que os autores fazem crítica à situação do setor e autocrítica da atuação dos órgãos estatais. Há, de acordo com o procurador, falta de informações fidedignas: a subnotificação é a regra, mesmo em acidentes com morte. Ele também destacou a necessidade de se seguir a Norma Regulamentadora (NR) nº 18. “Se ela não é seguida, em algum momento o acidente vai acontecer, não sabemos de qual forma, mas irá”, resume. E conclui, criticando a "divisão dos  diversos órgãos e instituições públicas, que acabam por se sobrepor e se chocar na atuação que deveria ser coordenada e colaborativa".

     O evento ainda contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC). Os procuradores do Trabalho Aline Conzatti, Marlise Souza Fontoura e Philippe Gomes Jardim, ex-coordenador nacional da Codemat, acompanharam o evento.

Clique aqui para acessar o livro. 

Texto e fotos: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328 | Móvel Claro (51) 9124-3415
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTPS/RS 6132) 
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Dezembro

Imprimir