MPT investiga proibição de uso de elevador na Câmara Municipal de Porto Alegre

Único elevador em funcionamento seria vetado a empregados da limpeza; audiência deve acontecer em 7/3 no MPT

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) realizará audiência em 7/3 com representantes da Câmara Municipal de Porto Alegre, para apurar denúncia de proibição de uso de elevador – o único em funcionamento no Palácio Aloísio Filho - por empregados terceirizados, a maioria mulheres, da área de limpeza.

Foto do cartaz, anexada à denúncia
Foto do cartaz, anexada à denúncia

     Segundo a denúncia, apresentada por servidor da Câmara, o elevador de carga não funciona há meses, e os empregados têm de transportar instrumentos de limpeza, carrinhos e sacos de lixo pelas escadas. Em resposta a ofício encaminhado pelo MPT, o diretor-geral da Câmara, Roberto Kraid Pereira, negou a irregularidade.

     De acordo com o procurador do Trabalho Philippe Gomes Jardim, que cuida do caso, em análise prévia, a manifestação é contraditória à fotografia, anexada à denúncia, de placa fixada no elevador com os dizeres “proibido carga e descarga!”, assinada pela diretoria-geral do órgão.

     O diretor-geral deve comparecer à audiência, marcada pelo MPT na Sede Ramiro, no próximo dia 7, apresentando laudo assinado por profissional responsável, informando o número de elevadores existentes na Câmara Municipal e quantos efetivamente estão em funcionamento, além de cópia do contrato de prestação de serviços firmado com a empresa de limpeza responsável. A Câmara deve ainda explicar quais as regras para a utilização dos elevadores pelos trabalhadores terceirizados, esclarecendo suspeita de discriminação no ambiente de trabalho.

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328 | Móvel Claro (51) 9124-3415
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTPS/RS 6132) 
Fixo: (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Fevereiro

Imprimir