"Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil" terá campanhas na Maratona e na Redenção

MPT, SRTE e TRT e diversas instituições alertarão para realidade em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no Brasil e no Mundo

     O "Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil" será celebrado com campanhas de conscientização em dois eventos a serem realizados em 12 de junho em Porto Alegre: a partir das 6h45min, na 33ª Maratona Internacional, e das 11h às 15h, no Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção. O primeiro objetivo é alertar a sociedade em geral para a realidade do trabalho infantil que continua acontecendo no Rio Grande do Sul, no Brasil e em vários outros países do mundo. O segundo objetivo é orientar a população sobre como combater o trabalho infantil e onde procurar ajuda, esclarecendo, por exemplo, o papel dos conselhos tutelares.

Maratona

     A 33ª Maratona Internacional Unimed Porto Alegre terá largadas na avenida Augusto de Carvalho, junto ao Parque da Harmonia. O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-RS) fizeram parceria com o Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa) para promover grande ação contra o trabalho irregular de crianças e adolescentes. Nos kits da prova, que serão entregues nos dias 9 e 10 de junho, nas Lojas Paquetá do Shopping Praia de Belas, os corredores receberão folder da campanha e adesivo com a mensagem "12 de Junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil - Eu também corro por esta causa!". A ideia é que os participantes disputem a maratona com o adesivo colado na camiseta. O MPT, a SRTE e o TRT terão uma tenda no evento, onde procuradores, magistrados e servidores distribuirão material informativo e brindes para as crianças: gibi especial da Turma da Mônica sobre trabalho infantil, material do "MPT na Escola" e "MPT em quadrinhos", doces e cataventos (o catavento é o símbolo da campanha). Diversas assessorias e clubes de corrida também exibirão em seus estandes um banner contra o trabalho infantil, fornecido pelas instituições.

     As  peças da campanha foram desenvolvidas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti). A impressão do material gráfico e a tenda serão custeados com verba de termo de ajuste de conduta (TAC) firmado entre o MPT em Pelotas e o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado do Rio Grande (OGMO). Os doces e os cataventos serão fornecidos pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (Amatra IV), parceira nessa ação. As instituições sugerem aos corredores vinculados a assessorias esportivas e grupos de corrida presentes na Maratona que incentivem suas equipes a exibirem o banner da campanha em suas tendas. Para solicitar a peça, basta enviar e-mail para secom@trt4.jus.br.

Redenção

     Também no domingo, das 11h às 15h, haverá outra ação no Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção. MPT, TRT e SRTE estarão com estande para divulgação da campanha, ao lado do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fepeti-RS) e do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap). A programação no local prevê atividades da ONG Sol Maior (grupo de dança, coral e orquestra), Orquestra Jovem Aprendiz, ONG Cataventus (contação de histórias), Quarteto Palhaçada, Grupo de Teatro das Ilhas e Grupo de Teatro do TRT, entre outros a serem confirmados.

     A coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici, afirma que "combater o trabalho infantil é uma obrigação que deve ser assumida por todos os órgãos do Estado e por toda a sociedade civil, ou seja, por cada um de nós. Poder participar da Maratona Internacional de Porto Alegre e realizar um evento no Parque da Redenção, com inúmeras apresentações artísticas, permite enfrentar esse problema de modo mais leve e lúdico, buscando promover a mais completa mobilização e sensibilização a seu respeito, a fim de que o trabalho infantil possa, de fato, ser erradicado da realidade brasileira".

Leia mais

15/6/2015 - MPT-RS e TRT4 promovem campanha contra o trabalho infantil na partida entre Grêmio e Atlético Paranaense
8/6/2015 - MPT-RS participa de ação do Dia Nacional e Internacional do Combate ao Trabalho Infantil
12/10/2014 - Público de Internacional X Fluminense é conscientizado a combater trabalho infantil
2/6/2014 - Ação conjunta do MPT e da Justiça do Trabalho alerta sociedade sobre trabalho infantil

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir