Curso qualifica sobre assédio dentro do MPT

Procuradores e servidores participaram do curso “O Impacto das transformações do mundo do trabalho sobre a integridade do trabalhador: Qual o papel do Ministério Público do Trabalho?”

     Procuradores e servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o Brasil participaram, na tarde desta segunda-feira (8/8), do curso “O Impacto das transformações do mundo do trabalho sobre a integridade do trabalhador: Qual o papel do Ministério Público do Trabalho?”. A transmissão foi realizada via videoconferência para todo o País. O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, justificou que "as transformações na organização do trabalho, a exigência de produtividade, a mecanização do trabalho, dentre outros fatores, gera efeitos que prejudicam a saúde do trabalhador, como o esvaziamento do significado do trabalho e o adoecimento físico e mental. Essa realidade pôde ser comprovada pelos resultados de pesquisas realizadas pela área de saúde do MPT, que demonstram o sofrimento de membros e servidores no ambiente de trabalho. Dessa forma, apresenta-se importante entender os caminhos e as repercussões dessas situações, para que se busque um clima organizacional saudável e responsivo, o que certamente terá repercussão favorável na atuação do órgão junto à sociedade. Coloca-se a questão, por sua vez, do papel institucional do MPT junto à sociedade".

     O objetivo geral da qualificação foi compreender as transformações ocorridas na organização do trabalho e seus efeitos específicos sobre a saúde mental e a integridade física e moral dos trabalhadores, tendo em vista o MPT em seu âmbito interno e em sua função institucional. O facilitador Christophe Dejours, uma das maiores autoridades do mundo em saúde no trabalho, palestro sobre o tema na primeira parte do evento. Os objetivos específicos de aprendizagem foram "analisar as mudanças na organização do trabalho, suas consequências para a saúde mental dos trabalhadores e para as instituições, na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho".  O conteúdo programático destacou o "entendimento das relações entre organização do trabalho, saúde mental e dificuldades institucionais. Na segunda parte do curso, junto com a palestrante Heliete Karam, foram respondidas perguntas, com objetivo de instruir sobre pontos específicos do tema a partir das dúvidas dos participantes.

     O procurador-chefe do MPT-RS, Rogério Uzun Fleischmann, que participou do evento em Brasília, junto com os demais procuradores-chefes, afirmou que "é preocupação constante do MPT reproduzir no âmbito interno os entendimentos que aplica na sociedade. Este evento inscreve-se nesta lógica. Por este motivo, as chefias de todos os setores da área-meio foram convidadas para o evento. Considerando que atenderam prontamente ao chamado, percebe-se uma cultura receptiva ao bem-estar no trabalho dentro da PRT04, o que é ótimo". Em Porto Alegre, 18 procuradores do Trabalho e servidores participaram do curso, na sede Centro, além de outros que estavam na sede Ramiro e, também, nas unidades localizadas no Interior do Rio Grande do Sul. Amanhã, somente para os procuradores-chefes, serão apresentadas situações-problema para serem discutidas à luz da Psicodinâmica do Trabalho e da função ministerial. O conteúdo programático prevê "entendimento das relações entre organização do trabalho, saúde mental e dificuldades institucionais".

Sede Centro: qualificação sobre assédio para procuradores e servidores
Sede Centro: qualificação sobre assédio para procuradores e servidores
Texto e foto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir