Reunião com municípios define implantação do "MPT na Escola"

Encontro realizado na tarde desta quinta-feira trouxe 21 representantes de secretarias da Educação de 14 cidades da região Metropolitana e Litoral

Reunião ocorreu na sede Centro do Ministério Público do Trabalho, em Porto Alegre
Reunião ocorreu na sede Centro do Ministério Público do Trabalho, em Porto Alegre

      O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Porto Alegre reuniu, na tarde desta quinta-feira (23/2), na sua sede Centro, 21 representantes de secretarias da Educação de 14 municípios de sua área de abrangência: região Metropolitana e Litoral. Participaram Cachoeirinha, Capão da Canoa, Cidreira, Eldorado do Sul, Gravataí, Imbé, Itati, Mampituba, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Sertão Santana, Três Forquilhas, Viamão e Xangri-lá. A reunião integrou o Projeto Estratégico "Resgate a Infância", que está sendo implantado pelo MPT, a partir de seus três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O objetivo geral do Projeto é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente. O objetivo específico da reunião foi o de inserir a discussão sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente nas atividades escolares do Ensino Fundamental, com foco no combate ao trabalho infantil, além de mobilizar os representantes para serem multiplicadores da iniciativa.

Procuradora Patrícia
Procuradora Patrícia

     A procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici, representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), afirmou no início da reunião que "este ano é chave para podermos desenvolver o projeto MPT na Escola". A participação dos municípios da região Metropolitana e do Litoral poderá ser espelho para todo Rio Grande do Sul, principalmente se os resultados forem positivos, inspirando outro municípios a aderirem, explicou a procuradora. A reunião foi organizada pela assistente social da Assessoria de Planejamento, Gestão Estratégica e Serviço Social (Apges) do MPT-RS, Vitória Raskin. Capacitação do projeto "MPT na Escola" já havia sido realizada, em 15 e 16 de setembro do ano passado, em Porto Alegre. Foi voltada a coordenadores pedagógicos de 23 municípios gaúchos e ministrada pelo procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima (MPT-CE), gerente nacional do Projeto.

21 representantes de secretarias da Educação de 14 municípios da região Metropolitana e do Litoral
21 representantes de secretarias da Educação de 14 municípios da região Metropolitana e do Litoral

Leia mais


28/9/2016 - Capacitação do MPT na Escola expande projeto no Estado

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Fevereiro

Imprimir