MPT na Escola segue cronograma de capacitações com gestores e educadores

Próxima capacitação está prevista para 6/4, para integrantes da Fepeti

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Porto Alegre realizou nesta quinta-feira (23) capacitação sobre trabalho infantil para professores, orientadores pedagógicos, diretores de escolas da rede pública e secretários municipais de Educação da área de circunscrição do MPT em Porto Alegre. A capacitação faz parte do eixo educação (MPT na Escola) do projeto estratégico “Resgate a Infância”, que tem o objetivo de prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

     Os participantes receberam material de apoio e palestra da procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici, com explicação de conceitos sobre trabalho infantil, aprendizagem profissional e legislação concernente. A ideia é capacitar multiplicadores para que apresentem o tema aos professores de suas escolas, pautando o assunto nas atividades escolares, como proposto no material de apoio, e sensibilizando os envolvidos para o problema. O MPT na Escola também realiza anualmente concurso que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas participantes.

     O projeto “Resgate à Infância” do MPT se divide em três eixos: o "profissionalização", voltado a empresas e ao preenchimento das vagas reservadas por lei a aprendizes; o "políticas públicas", voltado aos Municípios, com o objetivo de articular e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente; e o "educação", voltado às escolas.

     Participaram da capacitação os municípios de Cachoeirinha, Capão da Canoa, Cidreira, Eldorado do Sul, Gravataí, Imbé, Itati, Mampituba, Nova Santa Rita, Palmares do Sul, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Tramandaí,Três Forquilhas, Viamão e Xangri-la. A reunião foi organizada pela assistente social da Assessoria de Planejamento, Gestão Estratégica e Serviço Social (Apges) do MPT-RS, Vitória Raskin. Capacitação do projeto "MPT na Escola" já havia sido realizada, em 15 e 16 de setembro do ano passado, em Porto Alegre. Foi voltada a coordenadores pedagógicos de 23 municípios gaúchos e ministrada pelo procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima (MPT-CE), gerente nacional do Projeto. A próxima capacitação deve ocorrer em 6/4, com membros do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fepeti-RS).

Leia mais:

16/3/2017 - MPT na Escola terá capacitação para órgãos do Fepeti, em Porto Alegre
23/2/2017 - Reunião com municípios define implantação do "MPT na Escola"
28/9/2016 - Capacitação do MPT na Escola expande projeto no Estado

Texto e foto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Março

Imprimir