Exposição sobre procuradores do MPT-RS seguirá até 26/5 no TRT4

Inauguração aconteceu na segunda-feira (24); exposição também será exposta em Varas do Trabalho

     Foi inaugurada nesta segunda-feira (24) a mostra “Procuradores do MPT no Rio Grande do Sul: Origem e Trajetória”, organizada pelo memorial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4). A mostra ficará inicialmente por um mês no saguão do prédio-sede do Tribunal, na Av. Praia de Belas, 1100. A seguir, deve passar por Varas do Trabalho.

     A mostra é composta por painéis ilustrativos, fotos, documentos, vídeo e objetos que resgatam a história dos procuradores do Trabalho no Estado. O procurador-chefe do MPT-RS, Rogério Uzun Fleischmann, destacou que a história da proteção do sistema trabalhista é pouco contada. A mostra vem preencher uma lacuna importante. “O MPT se sente honrado com esta exposição”, afirmou. “Vivemos possivelmente o maior ataque ao sistema de proteção social da história do País. O que estamos fazendo e faremos com isto é e será parte da História. Esperamos que daqui 15 anos, o Memorial possa reviver este momento e mostrar que fomos combativos e escolhemos um lado em relação a tudo o que acontece atualmente no Brasil e no mundo”.

Procurador-chefe Rogério Fleischmann, durante a abertura do evento
Procurador-chefe Rogério Fleischmann, durante a abertura do evento

    Representando o procurador-geral do Trabalho, a subprocuradora do Trabalho Vera Regina Della Pozza Reis lembrou o excelente convívio que há entre Tribunal e MPT, o que leva as duas instituições a crescerem. “É uma grande felicidade retornar ao Tribunal, e rever os colegas dos primeiros concursos e os mais recentes, porque nós entendemos que fazemos parte de uma instituição, de uma geração que vai desde muito tempo atrás e que muito faz pela harmonia, pela democracia e convivência nacional”, afirmou.

    O vice-presidente do TRT4 no exercício da presidência, desembargador do Trabalho João Pedro Silvestrin, destacou que a história do MPT se confunde com a história da própria Justiça do Trabalho. “O MPT vivenciou a intervenção do governo nas centrais sindicais trabalhistas e inquéritos policiais militares em tempos de ditadura, lutou pela sua independência funcional, pela admissão de seus integrantes por concurso público e pela implementação de coordenadorias que permitissem uma atuação mais eficaz em áreas específicas. A memória remete especialmente à sua incessante luta pelos direitos fundamentais”, afirmou. “Que nosso diálogo continue vivo e harmonioso, e que nossa histórica parceria se renove em prol da Justiça”, afirmou.

    O desembargador do Trabalho João Paulo Lucena, integrante da Comissão Coordenadora do Memorial, destacou, do material exposto, o documentário com depoimentos de 11 procuradores do MPT, aposentados ou em exercício, cujo trailer foi exibido ao fim do evento. “A série Registros, da qual a exposição faz parte, é iniciativa ímpar de resgate histórico no âmbito de todo o Judiciário nacional e vem sendo produzida com recursos humanos do próprio Tribunal”, salientou.

     A Série Registros foi iniciada em abril de 2015 com exposição alusiva à advocacia trabalhista gaúcha, e também já destacou a história da magistratura trabalhista e juízes classistas. A série é vinculada à conquista do selo “Memória do Mundo”, concedido pela Unesco, o qual atribui a condição de Patrimônio da Humanidade aos processos trabalhistas da 4ª Região datados de 1935 a 2000. O conteúdo das entrevistas captadas para a série compreende exatamente esse período. São membros titulares da Comissão Coordenadora do Memorial, responsáveis pela elaboração da série, o desembargador João Paulo Lucena, a juíza do Trabalho Anita Lübbe e a desembargadora aposentada Denise Maria de Barros. O coordenador do Memorial é o servidor Maurício Agliardi.

Acesse o álbum das fotos abaixo no Flickr do TRT4 (Fotos: Inácio do Canto/ Secom TRT4)

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Imprimir