Campanha do MPT-RS motiva redação do Enem

Anúncio da "Diversidade no Trabalho", de 2009, era o "TEXTO 3" dos "TEXTOS MOTIVADORES" do tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"

      Imagem da campanha "Diversidade no Trabalho", divulgada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) a partir de 2009, serviu como "TEXTO 3" dos "TEXTOS MOTIVADORES" do tema da redação do Enem 2017 "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". O tema foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) no início da tarde deste domingo (5/11).

     A prova teve quatro textos motivadores diferentes. Um deles incluiu dados sobre o número de alunos surdos na educação básica entre 2010 e 2016. Outro apresentou um trecho da Constituição Federal afirmando que todos têm direito à educação. Um terceiro mostrou aos candidatos uma lei de 2002, que determinou que a Língua brasileira de sinais (Libras) se tornasse a segunda língua oficial do Brasil.

     O anúncio do MPT-RS abordou um quarto aspecto da questão: o fato de surdos seguirem excluídos por causa do preconceito, mesmo que tenham a formação educacional necessária para entrar no mercado de trabalho. A campanha é da procuradora Márcia Medeiros de Farias.

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Novembro

Imprimir