De Torres a Tramandaí: uma corrida contra o trabalho infantil

Com o apoio do MPT, atletas percorrem 82 Km pelo combate à exploração de crianças e adolescentes

     Amanhã, 27 de janeiro, será dada a largada para mais uma etapa da campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil. Com o apoio do Ministério Público do Trabalho, através da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), cerca de 3,2 mil atletas vão percorrer 82 quilômetros do litoral gaúcho, na Travessia Torres-Tramandaí, para levar, aos participantes e ao público que acompanha a corrida, a mensagem da luta contra o trabalho precoce ilegal.

     Para a coordenadora nacional da Coordinfância, Patrícia de Mello Sanfelici, o Brasil ainda tem um percurso muito maior do que 82 quilômetros a cumprir para alcançar a erradicação completa das piores formas de trabalho infantil. “Mas campanhas como essa ajudam a mostrar à sociedade que a demanda é importante e está presente em todas as regiões do país”.

     Segundo explica, com relação ao tema, a sociedade ainda responde a partir de mitos já constituídos, e trazer a discussão para as ruas e para o esporte pode ajudar bastante a dar um passo adiante na erradicação do trabalho infantil no país. “Pois quanto mais conscientização e reflexão houver, mais teremos como dar à infância e à adolescência brasileira a chance de um futuro melhor”, alerta.

    Ela também considera que o esporte, além de ser um instrumento de desenvolvimento de habilidades, é uma alternativa para tirar crianças de situações de vulnerabilidade. “É claro que é preciso tomar cuidado para não colocar a criança ou o adolescente em outra situação de exploração”. Para tanto, o MPT possui grupo de estudos que analisa a problemática do trabalho infantil esportivo, a fim de prevenir e cessa irregularidades nesse ambiente. 

     Além da coordenadora nacional da Coordinfância, Patrícia de Mello Sanfelici, a titular regional, procuradora do MPT em Santa Cruz do Sul Enéria Thomazini, estará na chegada dos primeiros corredores, para participar da premiação da 14ª Edição da Travessia Torres Tramandaí.

Para saber mais sobre a corrida, acesse aqui a página do Facebook.

Elaborado pela Ascom/PGT

Tags: Janeiro

Imprimir