MPT na Escola realiza primeira capacitação do ano para a região de Porto Alegre

Evento foi voltado a coordenadores pedagógicos dos 30 Municípios participantes

 

Procuradora do MPT Patrícia Sanfelice conduziu a capacitação
Procuradora do MPT Patrícia Sanfelice conduziu a capacitação

      O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) realizou na sexta-feira (2/3) a primeira capacitação do projeto MPT na Escola 2018 voltado aos Municípios da região de Porto Alegre. São 30 os confirmados para a segunda edição do eixo educacional do projeto "Resgate a Infância" do MPT, voltado ao combate ao trabalho infantil.

     A capacitação buscou sensibilizar coordenadores pedagógicos dos Municípios participantes para as questões relativas ao trabalho infantil. O objetivo é que apresentem o tema aos professores das escolas que participarão, pautando o assunto nas atividades escolares, como proposto no material de apoio fornecido. O MPT na Escola também realiza anualmente concurso que premia os trabalhos artísticos produzidos pelos alunos das escolas participantes. 2017 foi o primeiro ano em que o prêmio foi realizado no Estado.

     A capacitação aconteceu no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) e foi conduzida pela procuradora Patrícia de Mello Sanfelici, coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do MPT. Foram abordados conceitos sobre trabalho infantil, aprendizagem profissional e rede de proteção a crianças e adolescentes. Também foram dadas orientações sobre como proceder para lidar com casos de trabalho infantil. A servidora Bruna Rossol (MPT em Porto Alegre) também organizarou o evento. A procuradora Enéria Thomazini (MPT em Santa Cruz do Sul), que é coordenadora regional da Coordinfância também conduz o projeto MPT na Escola. 

     Em 2018, participarão escolas públicas de Ensino Fundamental, a serem escolhidas pelos Municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Mariana Pimentel, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Santa Rita, Osório, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Sertão Santana, Terra de Areia, Três Forquilhas, Torres, Tramandaí, Viamão e Xangri-lá.

     Além destes 30 Municípios da região de Porto Alegre, confirmaram a participação no projeto mais 12 da região de Santa Cruz do Sul (Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Brochier, Candelária, Encantado, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Taquari, Teutônia e Vera Cruz) e mais três da região de Uruguaiana, totalizando 48. Municípios da região de Passo Fundo e Pelotas ainda devem formalizar sua participação, em audiências locais.

Projeto

     O projeto “Resgate à Infância” do MPT se divide em três eixos: o "Profissionalização", voltado a empresas e ao preenchimento das vagas reservadas por Lei a aprendizes; o "Políticas Públicas", voltado aos Municípios, com o objetivo de articular e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente; e o "Educação", voltado, através do MPT na Escola, a escolas de Ensino Fundamental da rede pública. A proposta é trabalhar o tema em atividades em sala de aula, sensibilizando os envolvidos para o problema.

Leia mais:

15/01/2018 - Oito Municípios aderem ao projeto MPT na Escola, voltado a escolas de Ensino Fundamental

13/12/2017 - Prêmio MPT na Escola entregue em Brasília
17/11/2017 - Capão da Canoa vence etapa nacional do Prêmio MPT na Escola
23/10/2017 - Entregue Prêmio MPT na Escola RS 2017
16/10/2017 - Prêmio MPT na Escola anuncia vencedores da etapa RS
5/07/2017 - MPT-RS realiza 1º Prêmio MPT na Escola no Estado
25/05/2017 - MPT realiza capacitação sobre trabalho infantil em Arroio do Tigre
11/05/2017 - MPT implanta em Capão da Canoa projeto "Resgate a Infância"
10/04/2017 - Eixo "Educação" do Projeto "Resgate a Infância" é apresentado para membros do Fepeti-RS
28/03/2017 - Secretário de Educação confirma participação de Porto Alegre no eixo educação do Projeto Resgate a Infância
24/03/2017 - MPT na Escola segue cronograma de capacitações com gestores e educadores
16/03/2017 - MPT na Escola terá capacitação para órgãos do Fepeti, em Porto Alegre
23/02/2017 - Reunião com municípios define implantação do "MPT na Escola"
23/11/2017 - MPT reúne maiores empresas de Passo Fundo para debater profissionalização
22/11/2017 - MPT implanta em Passo Fundo projeto "Resgate a Infância"

28/09/2016 - Capacitação do MPT na Escola expande projeto no Estado

Texto e foto: Luís Nakajo
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Março

Imprimir