Procurador-chefe participa de ato público em defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais

Ato foi encerrado com passeata pela Av. Praia de Belas, em conjunto com centrais sindicais, até a sede do TRT4

     O procurador-chefe do MPT-RS, Victor Hugo Laitano, participou nesta sexta-feira (10/8) do Ato Público em Defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais, no Foro Trabalhista de Porto Alegre. Organizado pelo Fórum de Relações Institucionais do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), o ato contou com a participação de centenas de pessoas, entre magistrados, advogados, procuradores, representantes de sindicatos, servidores e público em geral.

Procurador-chefe, durante sua fala no evento
Procurador-chefe, durante sua fala no evento

     O evento foi presidido pela desembargadora do Trabalho Vania Cunha Mattos, presidente do TRT4. Os participantes defenderam a importância de se garantir a continuidade do funcionamento da Justiça do Trabalho, em um contexto de restrições orçamentárias e pós-reforma trabalhista.

     O procurador, em sua fala, destacou que “o acesso à justiça deve ser encarado como o mais básico dos direitos humanos dentro de um sistema moderno e igualitário”. Com a reforma trabalhista, no entanto, houve criação de entraves ao acesso à justiça, o que resultou na queda do número de reclamatórias. “A Justiça do Trabalho é uma Justiça fundamentalmente criada para atender às pessoas pobres, aos desempregados. Houve uma série de medidas aprovadas com a reforma que foram denegatórias de direitos, entre elas a previsão de pagamento do ônus da sucumbência pelo trabalhador, mesmo quando ele comprove hipossuficiência econômica, e o limite de custas para os grandes litigantes”, afirmou. “É um momento em que precisamos de muita vigilância”.

Ato foi encerrado com passeata pela Av. Praia de Belas, até o TRT4
Ato foi encerrado com passeata pela Av. Praia de Belas, até o TRT4

     Ao fim do evento, manifestantes do Dia do Basta, organizado por centrais sindicais, se juntaram aos participantes do ato em passeata pela Av. Praia de Belas até a sede do tribunal, próximo à Av. Ipiranga. Este foi o segundo ato realizado pelo Fórum de Relações Institucionais em 2018. O primeiro ocorreu em 10/5, no Plenário do TRT4.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos do TRT4 (Fotos: Inácio do Canto/Secom/TRT4)

Leia mais:
11/5/2018 - Procurador-chefe participa de Fórum de Relações Institucionais do TRT4

Texto e fotos: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir