"Ser Criança" no Canal Futura

Estreia na tevê e projeção no Instituto Ling mostram documentário - produzido no RS - que aborda o trabalho infantil no Brasil

Clique aqui para baixar do Flickr fotos relativas ao documentário (Divulgação / MPT).

    Cíntia se maquia com esmero, antes de gravar o seu depoimento. Ajeita os longos cabelos, que de modo sutil encobrem o encaixe da prótese do antebraço esquerdo. Ela tinha 14 anos quando esmagou a mão em uma máquina de confeitaria, na cidade de Canoas. Valdomiro, atualmente trilhando carreira de cantor sertanejo, vendia chinelos de pano em Caxias do Sul, quando descobriu na música possibilidade de sair das ruas. No Vale do Sol, região Central do Rio Grande do Sul, João passa os dias trabalhando com as folhas de fumo – ele já não alimenta os mesmos sonhos da juventude.

     Universos tão diversos de jovens gaúchos atingidos por realidades do trabalho na infância e adolescência são entrecruzados no filme-documentário “Ser criança – um olhar para a infância e a juventude diante do trabalho no Brasil”, com 26 minutos de duração, que estreia nacionalmente na próxima sexta-feira, 12 de outubro, Dia da Criança, às 20h, no Canal Futura. O documentário mergulha de forma inédita em um tema latente e profundo do Brasil: mais de dois milhões de crianças são afetadas por diferentes formas de trabalho no país.

     Além da estreia no Futura, o filme terá projeção no Instituto Ling, em Porto Alegre, no dia 16 de outubro (terça-feira), às 18h, com entrada livre. A sessão contará com personagens da narrativa, em conversa com o público, relatando suas experiências de vida. A mediação será dos diretores do documentário e da coordenadora da Coordenadora Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho (MPT), procuradora Patrícia de Mello Sanfelici.

     Para Patrícia, que também é personagem do filme, “temos que romper com esta história permanente de vulnerabilidade das crianças que trabalham, pois o trabalho infantil é resultado disso e retroalimenta esse ciclo”. Acácio Jacinto, diretor de programação do Canal Futura, destaca que o documentário permitirá ao Futura promover – a partir de um quadro de realidades do Sul do Brasil – amplo debate e ações de conscientização sobre este tema que a sociedade brasileira precisa enxergar e enfrentar, em seus diferentes contextos regionais.

     O filme foi produzido pela Transe Filmes, com direção de André Costantin e Nivaldo Pereira, produção executiva de Daniel Herrera, em parceria com o MPT e o Canal Futura (Fundação Roberto Marinho).

Serviço

- Ser Criança (documentário – duração: 26 minutos)
- Estreia no Canal Futura: dia 12/10, às 20h.
- Projeção e debate no Instituto Ling: dia 16/10, às 18h.
Rua João Caetano, 440 – bairro Três Figueiras, Porto Alegre. (fone 51 3533 5700)

Mais informações no MPT: (51) 3220-8200 (Bruna)

Convite
Convite

Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com Whatsapp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Outubro

Imprimir