Ministério do Trabalho encerrará campanha anual de Segurança do Trabalho com seminário

Escrito por .

Evento deve apresentar balanço da campanha, apoiada pelo MPT, e premiar melhores trabalhos de participantes de projeto voltado a escolas, iniciado em Viamão

     O Ministério do Trabalho (MT) realiza em 21/11 (quarta-feira) o Seminário de Encerramento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) 2018. O evento acontecerá no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), localizado na Avenida Praia de Belas, 1432, prédio 3, e tem como objetivo prestar contas das atividades realizadas na CANPAT 2018, e, mediante palestras, apresentar uma abordagem sobre avaliação e prevenção de riscos ocupacionais e compartilhar informações técnicas de Saúde e Segurança do Trabalho.

     A CANPAT 2018 aconteceu de abril a outubro, com a realização de vários eventos, entre eles os relacionados ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (27/7) e ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (10/10). Neste ano, os temas explorados, em eventos e no operativo de fiscalização do MT, foram o adoecimento ocupacional e o trabalho em altura.

     Também como parte da campanha, foi iniciado projeto-piloto, em escolas de Viamão, voltado a alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre o assunto. A iniciativa resulta de parceria entre a Prefeitura de Viamão, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o MT, a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Porto Alegre e entidades patronais e profissionais. No seminário, serão premiados os melhores trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do projeto ao longo de outubro.

     A programação conta com palestra sobre trabalho em altura, com o auditor-fiscal aposentado Miguel Branchtein, e sobre avaliação e prevenção de riscos ocupacionais, com a engenheira civil Berenice Goelzer. Pelo MPT, participará o procurador Rogério Uzun Fleischmann. As inscrições para o evento são gratuitas, devendo ser feitas pela internet até 16/11, no site do evento: www.canpatrs.com.br.

Programação

9h – Mesa de Abertura - MTb, TRT, MPT, CEREST, FUNDACENTRO, SINDITEST/RS e SOGAMT.

9h30nin – Planejamento da segurança no trabalho em altura – Palestrante: Miguel Branchtein (Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado; Engenheiro civil; Especialista em Engenharia de Segurança).

10h30min – Perguntas e debate

11h – Seção de Segurança e Saúde da SRTb/RS – Ações desenvolvidas na CANPAT2018

12h – Almoço

13h30min – Entrega de Premiação da TAREFA do Projeto GALERA CURTIÇÃO: PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO - A atividade celebra o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas (10 de Outubro)

14h - Abordagens Pragmáticas para Avaliação e Prevenção de Riscos Ocupacionais

Palestrante: Berenice Goelzer (Engenheira Civil pela UFRGS, Master em Saúde Pública e em Higiene Industrial pela Universidade de Michigan (Ann Arbor, USA), CIH (certificada pelo American Board of Industrial Hygiene, USA, desde 1974); também certificada pela ABHO - Brasil).

16h – Perguntas e debate

16h30min – Confraternização de Encerramento

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com Whatsapp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Novembro

Imprimir