MPT, MPE e Justiça Federal assinam convênio Portas para o Futuro

Órgãos devem receber jovens em situação de vulnerabilidade como aprendizes profissionais; oportunidades também podem ser concedidas por outros órgãos e empresas, que receberão selo certificador

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) firmou nesta quarta-feira (27/3) convênio com a Justiça Federal no Rio Grande do Sul e Ministério Público Estadual (MPE-RS), com o objetivo de conjugar esforços para contratar adolescentes aprendizes oriundos de casas de acolhimento institucional. As instituições passarão a utilizar o Selo Portas para o Futuro, lançado no evento da assinatura, no Teatro do Bourbon Country. O convênio tem validade inicial de 5 anos, renováveis.

     A iniciativa nasceu a partir de convênio do MPE, Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), voltado à aprendizagem profissional de jovens em situação de vulnerabilidade. A Justiça Federal já conta com 10 aprendizes do programa na subseção de Porto Alegre, nas áreas administrativa e judiciária, é a responsável pela elaboração do selo, que deve ser distribuído também a empresas e órgãos públicos que venham a oferecer postos de aprendizagem para os jovens.

     O projeto tem como público adolescentes aprendizes entre 14 e 18 anos, oriundos de casas de acolhimento de Porto Alegre, como casas lar e abrigos temporários. Esta prática inclusiva possibilita aos adolescentes capacitação profissional, fornecida pelo CIEE, e um primeiro contato com o mercado formal de trabalho, concedido através dos convênios com órgãos e empresas.

     A bolsa de aprendizagem é paga pelo Banrisul.​ Além da renda oriunda de uma bolsa-auxílio, cuja metade é reservada em uma poupança, a oportunidade oferece a experiência necessária para que possam se manter com autonomia depois de completarem 18 anos, idade em que deixam as casas de acolhimento.

     O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, destacou a necessidade de união de órgãos públicos para a promoção de um futuro melhor a ser legado às futuras gerações. “Com este projeto, buscamos agir em várias áreas, principalmente na conscientização social de empresas, e na formação profissional dos jovens. O projeto oferece oportunidades a estes jovens em vulnerabilidade, que estão no ciclo vicioso da miséria, e chama a atenção das empresas para a sua função social na quebra deste ciclo”, explica.

      Assinaram o convênio o procurador-chefe do MPT-RS, Victor Hugo Laitano, a diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, juíza federal Daniela Tochetto Cavalheiro, e a subprocuradora-geral de Justiça Ana Cristina Cusin Petrucci, do MPE.

      O evento também contou com a participação do diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Martin Hahn, da procuradora do MPT em Porto Alegre Patrícia de Mello Sanfelici, coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do MPT; e da promotora da Infância e da Juventude Cinara Vianna Dutra Braga.

      O evento marcou a celebração do centenário da OIT e a abertura oficial da exposição fotográfica “Aprendizando Porto Alegre”, do fotógrafo Jason Lowe, também presente na ocasião. A mostra, que retrata projetos de aprendizagem profissional desenvolvidos em Porto Alegre, segue até 29 de março, no átrio do shopping Bourbon Country. Após o evento, foi realizada a palestra show "Palavra é poder" da atriz, escritora, poeta e cantora Elisa Lucinda.

Selo de participante do projeto
Selo de participante do projeto

Clique aqui para acessar no Flickr fotos do evento

Clique aqui para acessar no Google Drive as 37 fotos da exposição

Clique aqui para acessar a íntegra do documento assinado

Leia mais

14/3/2019 - Atividades retratarão inclusão social de adolescentes em vulnerabilidade
17/10/2018 - Produtores falam sobre documentário "Ser Criança" em projeção no Instituto Ling
10/10/2018 - "Ser Criança" no Canal Futura

Fotos: PG Alves/MPE-RS
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Março

Imprimir