MPT-RS recebe visita de turma de aprendizes do TRT4

Terceira turma da Comunidade Jurídico-Trabalhista, que também tem apoio da OAB e MPT, foi recebida pelo procurador-chefe e membros da administração

Clique aqui para acessar fotos da visita em nosso Google Photos

    A terceira turma do projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista visitou nesta quinta-feira (11/4) a sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS). O órgão é parceiro do projeto de aprendizagem profissional, junto com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e Caixa de Assistência aos Advogados (CAA).

Aprendizes, procuradores e servidores do MPT, no gabinete do procurador-chefe, durante a visita
Aprendizes, procuradores e servidores do MPT, no gabinete do procurador-chefe, durante a visita

     Os 15 aprendizes foram recebidos pelo procurador-chefe do MPT-RS, Victor Hugo Laitano, pelo vice-procurador-chefe, Gilson Luiz Laydner de Azevedo, pela procuradora-chefe substituta, Mariana Furlan Teixeira, pelos procuradores do MPT Márcia Medeiros de Farias e Marlise Souza Fontoura e pelos servidores Cintia Aguiar dos Santos (administração) e Mauro Soibelman (perícia).

     Os procuradores puderam apresentar o órgão, suas atribuições, projetos e atividades prioritários, e responder a perguntas dos jovens. Os aprendizes vieram acompanhados do educador social André Cintra, responsável pela turma. Após o encontro, os aprendizes conheceram alguns setores da sede do MPT.

O projeto

     A terceira turma do projeto iniciou suas atividades em fevereiro e atende a quinze jovens de 16 a 19 anos em situação de vulnerabilidade social. O curso tem duração de 11 meses. Ao longo desse período, os jovens receberão gratuitamente qualificação técnica para manuseio das ferramentas digitais do Processo Judicial Eletrônico (PJe) usado pela Justiça do Trabalho, bem como aulas de educação emocional, Comunicação, Ética, Literatura, Informática e assuntos ligados ao Direito.

     Eles também realizam uma série de visitas técnicas para conhecer as atividades da Justiça Trabalhista, Ministério Público e escritórios de advocacia. Com a formação, eles estão aptos a trabalhar como auxiliares na área administrativa em escritórios, em particular na área trabalhista.

    As aulas ocorrem em espaços cedidos pelas instituições, que também fornecem voluntários dedicados à formação dos jovens. As bolsas são patrocinadas por quatro empresas da área de transporte, com quem os jovens mantêm o vínculo empregatício.

Os custos adicionais do projeto, não suportados pelas empresas contratantes, são pagos com recursos oriundos de termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado por rede de supermercados com o MPT. A iniciativa tem por objetivo, além de oferecer qualificação profissional, contribuir para a formação dos jovens.

     Esta é a terceira turma do projeto. A primeira e a segunda tiverem formatura em 2017 e 2018, respectivamente. Uma turma paralela, iniciada em outubro de 2018 na Escola Superior de Advocacia (ESA), da OAB, coordenada pela educadora social Valéria Neutzling, também integra o projeto.

      Os onze alunos da primeira turma, que se formaram em novembro de 2017, já estão empregados. Alguns alunos da segunda turma ainda buscam uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. É possível conhecer mais sobre a turma e acessar o currículo dos jovens em: http://bit.ly/projetopescarrs.

      Também é possível entrar em contato com o educador responsável, André Cintra (telefone: (51) 3255-2851/e-mail: projetopescar@trt4.jus.br)

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Abril

Imprimir