Procuradores debatem assédio, gênero, poder e relações de trabalho

70 interessados participaram de Seminário, promovido pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, na Escola Judicial do TRT; foram abordadas várias formas de assédio que ocorrem nos ambientes de trabalho

Marlise Souza Fontoura, Marcia Soares e Maria Cristina Santos Perez
Marlise Souza Fontoura, Marcia Soares e Maria Cristina Santos Perez

     Os procuradores Marlise Souza Fontoura e Bernardo Mata Schuch participaram, na última segunda-feira (29/4), do seminário “Assédio Moral e Sexual: Gênero, Poder e Relações de Trabalho”. A promoção foi da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. O evento foi realizado na Escola Judicial (EJ) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). O objetivo foi debater as várias formas de assédio que ocorrem nos ambientes de trabalho. Também foi proposta reflexão sobre como enfrentar e acabar com essas violências. Entre os dois turnos do seminário, circularam cerca de 70 interessados.

     A procuradora Marlise participou da mesa de abertura e falou sobre a naturalização das violências contra as mulheres no ambiente de trabalho. Enfatizou que casos de assédio precisam de espaços de diálogo para autoconsciência e afirmou que "somente dessa forma as mulheres se sentirão encorajadas a denunciar o assediador". Também participaram da mesa a advogada e sócia da Themis Marcia Soares e a conselheira da EJ do TRT, juíza Maria Cristina Santos Perez.

     O procurador Bernardo participou do 3º e último painel “estratégias de enfrentamento aos assédios moral e sexual” e relatou suas experiências em casos de assédio moral e sexual. Informou como ocorre o processo, desde a denúncia do assédio até a penalização. Falou sobre as classificações de assédio e sobre a melhor maneira de encaminhar a denúncia de cada um deles. Por fim, apresentou a campanha digital “Bom trabalho”, desenvolvida pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e o pelo MPT. Também participaram como painelistas a bacharel em Direito e Promotora Legal Popular Rôsangela Santos Lopes e a advogada em Direitos Sociais Bruna Fernandes Marcondes. A coordenadora de Programas da Themis, Renata Teixeira Jardim, foi a debatedora.

Rôsangela dos Santos, Bruna Fernandes Marcondes, Renata Teixeira Jardim e Bernardo Mata Schuch
Rôsangela dos Santos, Bruna Fernandes Marcondes, Renata Teixeira Jardim e Bernardo Mata Schuch

     O primeiro painel “Movimento Mee Too e contexto global” teve as participações da fundadora da Casa da Mãe Joanna e coordenadora pedagógica do Emancipa Mulher, Joanna Burigo, e da socióloga e professora do Emancipa Mulher, Nina Becker. A jornalista, professora universitária e sócia da Themis Marcia Veiga foi a debatedora. O segundo painel “Legislação brasileira e sistema de Justiça” contou com as participações da juíza do Trabalho Lucia Rodrigues de Matos e da sócia da Themis e advogada Michele Savicki. A advogada e sócia da Themis Gabriela Armani foi debatedora.

     Ao final do evento, ocorreu a apresentação do aplicativo Laudelina. Parte dos recursos que possibilitam atualização do aplicativo resultam de destinações do MPT-RS.

Com informações de http://themis.org.br/evento-em-porto-alegre-debate-assedio-genero-poder-e-relacoes-de-trabalho/

Fotos: Kênia Fialho / Themis
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Maio

Imprimir