MPT recebe visita de aprendizes da ESA

Escrito por .

Primeira turma do Projeto Pescar Comunidade Jurídico-Trabalhista, da Escola Superior da Advocacia, foi recebida no gabinete do procurador-chefe e percorreu dependências da Instituição

Clique aqui para acessar fotos da visita em nosso Google Photos

     A primeira turma do Projeto Pescar Comunidade Jurídico-Trabalhista (PPCJT), da Escola Superior da Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Rio Grande do Sul (OAB/RS), visitou na tarde desta quarta-feira (5/6) a sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS). O grupo de 14 aprendizes era acompanhado da educadora social Valéria Neutzling. Todos foram recebidos pelo procurador-chefe, Victor Hugo Laitano, em seu gabinete. Também participaram as procuradoras do MPT Márcia Medeiros de Farias e Marlise Souza Fontoura, considerada "madrinha" do projeto. Os procuradores apresentaram o órgão, suas atribuições, projetos e atividades prioritárias. Também responderam a perguntas dos jovens. Após o encontro, os aprendizes conheceram alguns setores da sede do MPT, guiados pelo servidor Mauricio Seganfredo Farias, da Divisão de Gestão de Pessoas.

     A primeira turma do PPCJT - ESA - OAB/RS, iniciada em outubro de 2018, terá sua formatura em agosto de 2019, após 11 meses de curso. São 15 jovens com idades que variam de 16 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social. Eles também realizam série de visitas técnicas para conhecer atividades da Justiça Trabalhista e de escritórios de advocacia. Com a formação, eles estão aptos a trabalhar como auxiliares na área administrativa em escritórios, em particular na área trabalhista. A iniciativa oferece opção de qualificação socioprofissionalizante, para promover a entrada de jovens no mundo do trabalho. O projeto pedagógico das aulas está baseado na participação de voluntários, visando ao desenvolvimento de competências pessoais e habilidades profissionais.

     Em 11 de abril, o MPT já havia recebido a visita da terceira turma do PPCJT do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). A Comunidade Jurídico-Trabalhista é composta por instituições que atuam nessa área: o MPT-RS, o TRT-RS, a OAB-RS, a ESA e a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS). Além de estimular o voluntariado dentro das instituições, cada um dos parceiros atua com uma função específica: a ESA e o TRT-RS fornecem espaço para a realização das aulas, o MPT-RS auxilia no custeio do projeto, a CAA/RS é responsável pela contratação e pagamento dos professores, e a OAB-RS tem papel de promover empregabilidade dos jovens. A iniciativa tem por objetivo, além de oferecer qualificação profissional, contribuir para a formação dos jovens.

Leia mais

12/4/2019 - MPT-RS recebe visita de turma de aprendizes do TRT4

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Junho

Imprimir