Comunidade debate em Esteio com sociólogo português Boaventura de Sousa Santos

Evento integrou mês de combate ao trabalho infantil, com apoio do MPT e OIT

     Aproximadamente 150 pessoas estiveram, na tarde de domingo (16/6), na casa da Cultura Hip Hop de Esteio, debatendo com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. O pensador veio ao Rio Grande do Sul lançar obras e participou do debate “Ecologia dos Saberes”, abordando a questão do compartilhamento de saberes acadêmicos e não acadêmicos, reforçando a necessidade de diálogo e interação social. O evento fez parte da programação do mês de junho, que concentra ações de combate ao trabalho infantil, e tem apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT). O evento também integrou o calendário do curso de extensão "Pedagogias do Sul Global", realizado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP/RS), pela Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (A.C.H.E.) e pelo Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq), constituindo o primeiro ato da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). Também participou a titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, procuradora Ana Lúcia Stumpf González.

     O debate foi mediado pelo MC Rafa Rafuagi. Como contribuição, as pessoas presentes levaram 1 kg de alimento não perecível. Foi exibido o documentário “Ser criança – um olhar para a infância e a juventude diante do trabalho no Brasil”, produção da Transe Filmes apoiada pelo MPT e baseado em entrevistas com crianças e adolescentes vítimas de acidentes de trabalho infantil e membros da rede de proteção à infância e líderes de organizações não-governamentais (ONGs). Participou também do evento a Congada Maçambique de Osório. Na avaliação da procuradora Ana Lúcia, "o evento ajuda a dar visibilidade para a causa do combate ao trabalho infantil e celebra a união da comunidade de Esteio junto à Casa da Cultura Hiop-Hop, espaço de expressão artística, proteção de direitos e promoção de cidadania".

Clique aqui para assistir (26min02s) o documentário no YouTube.

Biografia

     Boaventura é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.

     De 2011 a 2016, dirigiu o projeto de investigação "Alice - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo", financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu. Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do Direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês e romeno.

Leia mais

5/6/2019 - Esteio terá debate com sociólogo português Boaventura de Sousa Santos

Fotos: divulgação
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Junho

Imprimir