MPT-RS e Prefeitura iniciam 2º Porto Orla Acessível

Destacando esportes paralímpicos, evento reúne atrações artísticas e circuito que simula dificuldades de trajeto de PCDs

Clique aqui para acessar as fotos do evento no Google Drive

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT), em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, iniciou nesta terça-feira (3/12) atividades na orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre, referentes a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs). É a segunda edição do Porto Orla Acessível, evento que acontece até sábado (7/12), com atividades culturais, artísticas, esportivas e informativas que objetivam sensibilizar a população sobre o respeito aos direitos das PCDs. A abertura oficial aconteceu na tarde de terça-feira, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O MPT foi representado pelo procurador do MPT em Porto Alegre Bernardo Mata Schuch.

     A cerimônia de abertura também contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, da primeira-dama, Tainá Vidal, do secretário de Desenvolvimento Social e Esporte, Moisés Fraga Gonçalves, do diretor de acessibilidade e inclusão social da Prefeitura, Jorge Brasil, e dos vereadores Alvoni Medina, Comandante Nádia, José Freitas, Marilia Fidel e Paulo Brum. O prefeito informou que aguarda a aprovação do projeto de Lei que propõe incluir o evento no calendário oficial da Capital. O prefeito também enfatizou a realização de contrato de execução de rampas de acessibilidade nas calçadas do município e lembrou que 87 ônibus com acessibilidade devem ser adquiridos para renovar a frota municipal.

     O procurador Bernardo agradeceu ao prefeito e à primeira-dama pelo "entendimento do quão significativa é a inclusão das pessoas com deficiência, seja no campo do trabalho, seja no campo do esporte e da música. É importante chamar a atenção para a capacidade e eficiência dessas pessoas, como o público poderá ver ao longo da semana", enfatizou. "Não há nada nesse campo que possa ser pensado sem as pessoas com deficiência e são exatamente eventos como esse que tornam nossa luta mais significativa". O procurador também lembrou de projeto de Lei, em tramitação em regime de urgência até ontem, que buscava afrouxar a obrigatoriedade de cotas reservadas para PCDs. "A Lei de Cotas pode precisar de atualizações, mas não podemos destruí-la. No Brasil, cerca de 40 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, um número muito grande que poderia ser afetada no final do ano com uma tramitação expressa", explicou.

     Também enfatizou que evento é custeado com valores de condenações alcançadas pelo MPT em ações judiciais e em termos de ajuste de conduta sob a responsabilidade dos procuradores Ana Lúcia Stumpf González (MPT em Pelotas), Carlos Carneiro Esteves Neto, Márcia Medeiros de Farias, Marlise Souza Fontoura e Rubia Vanessa Canabarro (MPT em Pelotas).

      O diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social, Jorge Brasil lembra que "o Porto Orla Acessível vem apresentar a real acessibilidade: a de atitude, a que realmente nos faz entender o lugar do outro, e nos permite atender, acessar a pessoa com deficiência. Se avizinham as paralimpíadas de 2020. Na primeira tenda, teremos arena de esportes, com esgrima para cadeirantes, xadrez para pessoas cegas, judô para todo tipo de pessoa. O evento vem como a festa da inclusão para Porto Alegre”.

       Ainda no primeiro dia, em paralelo às atividades nas tendas, no palco principal, houve a premiação de medalhistas paralímpicos escolares e a apresentação de Tonho Crocco por Ultramen e Tchê Barbaridade. No segundo, houve apresentação de judô, com resultado do exame de gradação de faixas pela Associação Judoística do Rio Grande do Sul (AJURGS).

Atividades

      São quatro espaços com atividades programadas para as tardes de 3 a 7/12. Serão realizados aulões com mestres e atletas paraolímpicos do Estado nas modalidades de esgrima, bocha, xadrez e skate, além do 2º Aberto de Slalom em cadeira de rodas (sábado, das 13h às 18h).

      No deck em frente ao mirante, serão apresentadas atrações musicais: destaque para Claus e Vanessa, Puro Asthral, Bruno Schafer, Paulo Dionísio, Sandrinho Gessé, Banda Delorean, Karine Rodrigues, além de atrações musicais de escolas e entidades de pessoas com deficiência de Porto Alegre.

       Há também parquinho com brinquedos acessíveis e o “espaço sensorial”, que permite a vivência no papel de pessoa com deficiência, com trajeto construído e delimitado com os olhos vendados e em cadeira de rodas. A iniciativa é da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) em parceria com o MPT e apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI/POA Solidária).

Programação completa
Lounge Informativo: distribuição de materiais do evento, informativos, informações personalizadas, HQ’s do MPT e da Turma da Mônica com personagens com deficiência, cartilhas de saúde, balões.


Dia 5, quinta-feira
14h - Espaço Sensorial
16h - Parquinho acessível
16h - Arena Esgrima/Paranatação (GNU/Esporte+)
16h - Banda Maluco Beleza (EMEEF Prof Elyseu Paglioli)
17h - Bloco do Bronx
18h - Karine Rodrigues e Alexandre Ibarra
19h - Puro Astrhral

Dia 6, sexta-feira
14h - Espaço Sensorial
16h -Parquinho Acessível
16h - Arena Tênis de Mesa
16h - Capoeira (EMEEF Tristão Sucupira Vianna)
17h - Bruno Schafer
18h15 - Paulo Dionísio
19h - Sandrinho Gessé

Dia 7, sábado
11h - Complex Skatepark na Orla
11h30 - Claus e Vanessa
12h - Encerramento
12h30 - Banda Delorean
13h - Copa Slalom em Cadeira de Rodas

      São apoiadores da 2ª edição do Porto Orla acessível: AB Consultoria, Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), Instituto Acessibilizar, Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (Agadim), Caminhadores RS, Claus e Vanessa, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdepa), Complex Skate Park, Fierro Acessibilidade, Grêmio Náutico União, Karine Rodrigues e Alexandre Ibarra, Markulino’s Especial Kids, Tonho Crocco por Ultramen, Tri Legal, União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Associação Judoística do Rio Grande do Sul (Ajurgs), Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiência do Rio Grande do Sul (Asasepode), Bloco do Bronx, Sandrinho Gessé, Paulo Dionísio, Puro Asthral, Bruno Schafer, Banda Delorean, Edu Garcya, Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC), Esporte +, Studio Dez, Instituto Superação, Tchê Barbaridade, Uni Saúde, Consórcio Viva Sul, Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Leia mais

27/11/2019 - "Porto Orla Acessível" conscientizará sobre acessibilidade e inclusão social
04/12/2018 - Acessibilidade e inclusão social pautam evento na orla do Guaíba
02/12/2018 - "Porto Orla Acessível" conscientizará sobre acessibilidade e inclusão social

Texto e fotos: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Dezembro

Imprimir