Mais de 300 empresas de Caxias do Sul já receberam orientações do “Projeto CIPA”

    A terceira série de reuniões do "Projeto CIPA" em Caxias do Sul, inédito no Brasil, foi realizada, nesta terça-feira (22/4), com 73 empresas do setor metalúrgico, divididas em três grupos: 23 pela manhã e dois encontros à tarde com 27 e 23 indústrias, respectivamente. Todas foram notificadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Cada uma entregou conjunto de 20 documentos sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Os encontros aconteceram no auditório do MPT. O objetivo principal é o de educar - e não punir - as empresas. Na primeira série de encontros, de 28 a 30 de janeiro, mais de 200 indústrias caxienses dos setores metalúrgico e de material plástico participaram de cinco reuniões sobre o assunto. A segunda série foi realizada, em 11 de fevereiro, pela manhã, com 20 empresas do ramo de alimentação e, à tarde, com 15 empresas da área da saúde. Haverá outras convocações mensais de empresas com mais de 19 empregados durante todo 2014.

Clique aqui para acessar a íntegra da notificação.

 
Manhã: 23 empresas são orientadas sobre CIPA
Manhã: 23 empresas são orientadas sobre CIPA
 
Tarde: mais 50 indústrias recebem informações sobre CIPA
Tarde: mais 50 indústrias recebem informações sobre CIPA


    O procurador do Trabalho Ricardo Garcia explica que "nas reuniões, além de receber os documentos, nós informamos às empresas o objetivo da notificação e a necessidade de adequação. A participação do SESI é importante para proporcionar às indústrias o apoio técnico para a adequação da atividade das CIPAs e da elaboração e implementação dos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRAs) e dos Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSOs), temas indissociáveis". O gerente regional do MTE em Caxias do Sul, Vanius João de Araújo Corte, afirmou que os auditores-fiscais já poderiam multar mediatamente as empresas, mas não farão agora, porque o mais importante é modificar a cultura. O Projeto tem apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra Gaúcha (Cerest/Serra). Os técnicos em segurança do trabalho do SESI Wagner Fabri e Liliane Swaisser apresentaram aos participantes informações sobre os treinamentos que a instituição faz e as opções disponíveis às indústrias. "Importante ressaltar o caráter profissional que o SESI agrega ao curso, propondo modelo de gestão por resultado com utilização de ferramentas e técnicas de qualidade total", explicou Wagner.

Clique aqui para acompanhar a apresentação em PowerPoint do SESI.

 

 
Ricardo Garcia
Ricardo Garcia
 
Vanius Corte
Vanius Corte
 
Wagner Fabri
Wagner Fabri
 
Liliane Swaisser
Liliane Swaisser


Agenda

    A quarta série de reuniões será realizada em 15 e 16 de maio, com mais 100 empresas dos setores metalúrgicos e comercial, também no auditório do MPT, localizado na rua Dante Pelizzari, 1.554, 2º andar, bairro Panazzolo. Os sindicalistas poderão participar, no dia 3 de junho, de uma Oficina de Cipeiros, ministrada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Na tarde de 29 de agosto, Dia do Cipeiro, será realizado o Encontro Intercipas. Pretende-se reunir até 2.000 pessoas no Ginásio do SESI. A importância da CIPA será destacada na programação que está sendo montada. Haverá, ainda, uma atração artística já confirmada: show do "Guri de Uruguaiana".

Parceiros

    O SESI é aliado das empresas no esforço para melhorar a qualidade da educação e elevar a escolaridade dos brasileiros. Também ajuda a criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis e a aumentar a qualidade de vida do trabalhador. Nesta parceria com o MPT/MTE, o SESI, busca levar às indústrias informações atualizadas, treinamentos capacitantes, atualização da legislação relativa à gestão das CIPAs. Neste trabalho, estão sendo disponibilizados técnicos de segurança para o desenvolvimento de treinamentos, consultorias e o auxílio que for necessário para a demanda das empresas. Em 2013, o SESI Caxias do Sul formou, aproximadamente, 1.700 cipeiros para atuarem na região.

    O Cerest é um serviço especializado e multiprofissional na área da saúde do trabalhador, com objetivo de desenvolver ações preventivas no âmbito dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho. Um importante objetivo do Centro é detectar os fatores condicionantes de agravos à saúde no ambiente de trabalho. A CIPA tem papel fundamental no reconhecimento desses fatores, em função de estar presente no dia a dia do trabalhador.

    A Fundacentro tem a missão de produzir e difundir conhecimento sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente, para fomentar, entre os parceiros sociais, a incorporação do tema na elaboração e gestão de políticas que visem o desenvolvimento sustentável com crescimento econômico, promoção da eqüidade social e proteção do meio ambiente.

Leia mais:
5/12/2013 Cipeiros debatem seu papel em encontro realizado em Caxias do Sul
31/1/2014 “Projeto CIPA” orienta mais de 200 indústrias metalúrgicas e de material plástico de Caxias do Sul
11/2/2014 Empresas de alimentação e saúde de Caxias do Sul recebem orientações do "Projeto CIPA"



Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132) enviado especial
Publicação no site: 23/4/2014

Tags: Abril

Imprimir