MPT destina aparelhos de diagnóstico a Hospital da Brigada Militar

Escrito por .

Compra de aparelhos foi possível com reversão de multa de termo de ajuste de conduta (TAC)

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) reverteu, desde março de 2018, R$ 224 mil ao Hospital da Brigada Militar (HBM), na Vila Assunção, em Porto Alegre, valor utilizado para a compra de equipamentos de atendimento e diagnóstico médico. Na última segunda-feira (22/7), foi realizado ato simbólico com a procuradora do MPT em Caxias do Sul, Amanda Fernandes Ferreira Broecker, responsável pelo procedimento, e com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) Roger Ballejo Villarinho, responsável à época, quando era procurador do MPT, pela reversão do valor.

Procuradora Amanda (no centro) e desembargador Roger (à direita, com o livro) durante o ato simbólico
Procuradora Amanda (no centro) e desembargador Roger (à direita, com o livro) durante o ato simbólico

     Foram adquiridos um CMac, equipamento de laringoscopia, voltado a pacientes com dificuldade de obtenção de via aérea segura; e um ultrassom portátil Sonosite, que permite diagnósticos e procedimentos junto ao leito do paciente. A tecnologia foi desenvolvida pelo Exército americano, sendo resistente a quedas e ao desgaste por manuseio. A compra dos aparelhos foi possível através de reversão de multa, prevista em termo de ajuste de conduta (TAC) firmada por empresa do ramo da indústria têxtil por irregularidades trabalhistas.

     De acordo com o capitão Ricardo Gonçalves da Costa, médico do HBM, já houve pelo menos 15 casos em que o uso dos dispositivos fez diferença no salvamento de vidas. O diretor de Saúde da Brigada Militar, coronel Igor Wolwacz Junior, estima que o HBM atenda um décimo da população gaúcha, considerando o número de usuários do Instituto de Previdência do Estado (IPE), e avalia como importantíssima a aquisição desses equipamentos. O chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra destacou a busca da instituição em melhorar, de forma geral, todas as estruturas de saúde, que oferecem suporte ao policial militar.

      A procuradora do MPT em Caxias do Sul Amanda Fernandes Ferreira Broecker ressaltou a satisfação de levar à sociedade lesada a reparação, por meio desse tipo de iniciativa. “Para nós, é gratificante ver a reversão à sociedade, uma vez que o HBM é importante referência para a região, atendendo tanto policiais militares e seus dependentes como servidores do estado do Rio Grande do Sul”. O desembargador Roger Ballejo Villarinho destacou que “a Brigada Militar é instituição séria, competente e respeitada, que desempenha seu papel com excelência, mas com condições aquém do que merece, pela sua importância”.

Com informações da Comunicação Social/EMBM

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | 
prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Julho

Imprimir