Acordo firmado pelo MPT determina que supermercado de Carazinho aplique políticas de segurança

Escrito por .

Inquérito foi instaurado após um acidente de trabalho fatal ocorrido em novembro. Indenização vai reverter em prol de Hospital de Nonoai

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) firmou nesta quinta-feira, 10/12, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a empresa Sudbrack Leonhardt Supermercados Ltda, integrante da Rede de Supermercados Boa Vista, da cidade de Carazinho-RS. No referido Termo, restaram estabelecidas obrigações relativas à saúde e à segurança do trabalho, sob cominação de multas para o caso de descumprimento. O acordo é resultado de um Inquérito Civil instaurado após a morte de uma funcionária da empresa, Sra.Beatriz Fátima Montano da Silva, de 49 anos, em um acidente de trabalho ocorrido no dia 21/11/2020, envolvendo um elevador de carga da Empresa. O inquérito está sob responsabilidade da procuradora do MPT em Passo Fundo Martha Diverio Kruse.

     Pelo acordo, entre outros ajustes, a empresa se comprometeu a atualizar seu Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e seu Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), bem como revisar o ambiente de conformidade, adequando máquinas, equipamentos, escadas e mobiliário às normas de saúde e segurança. Também, comprometeu-se a revisão das políticas de prevenção de incêndios e de conscientização dos empregados sobre prevenção de acidentes de trabalho.

Clique aqui para ler o TAC na íntegra

RECURSOS

     A procuradora Martha Diverio Kruse destacou que os fatores que contribuíram para a rápida resolução do Inquérito Civil foram a realização imediata de inspeção ministerial no estabelecimento pela Procuradoria e a boa-fé da empresa, que adotou uma postura de colaboração e está em busca da célere adequação do meio ambiente de trabalho.

     A título de indenização por danos morais coletivos, ficou acordado o valor de R$ 42.614,97, que será revertido em favor da Associação Hospitalar Comunitária e Beneficente do município de Nonoai, situada no Norte do Estado, com o objetivo de financiar a aquisição de instrumentos para a realização de videocirurgias. Os recursos serão depositados na conta da entidade em 10 parcelas mensais de janeiro a outubros de 2021.

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Dezembro

Imprimir