Procuradora palestra na UPF sobre saúde e segurança do trabalhador

Foram apresentadas informações sobre o tema para acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo e do projeto de extensão Balcão do Trabalhador

Procuradora Priscila palestra para acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF)
Procuradora Priscila palestra para acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF)

     A procuradora Priscila Dibi Schvarcz, do Ministério Público do Trabalho (MPT) passo-fundense, palestrou na manhã de sexta-feira (17/5) para acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF). O encontro, realizado em conjunto com o projeto de extensão Balcão do Trabalhador, teve por objetivo apresentar a atuação do MPT aos acadêmicos do Curso de Direito, assim como debater aspectos relacionados à saúde e à segurança no trabalho. A mediadora foi a coordenadora do projeto, professora Me. Maira Angélica Dal Conte Tonial.

    Conforme Anuário Estatístico da Previdência Social, no Rio Grande do Sul foram registrados 60.020 acidentes de trabalho em 2014, 52.200 em 2015 e 50.300 acidentes em 2016. Além disso, segundo o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, entre o período de 2012 a 2018, foram concedidos 162.422 auxílios-doença em decorrência de acidentes de trabalho (B91), no Rio Grande do Sul, gerando impacto previdenciário de R$ 1.590.082.849,53, com perda de 32.036.221 dias de trabalho. Os dados alertam sobre a necessidade da adoção de medidas preventivas com vistas à redução da ocorrência e da gravidade dos acidentes de trabalho.

     Maio é conhecido como o mês do trabalhador e, pensando na data, o projeto Balcão do Trabalhador da UPF programou série de atividades em Passo Fundo e região. A cada encontro, novo tema será debatido entre os presentes. Os assuntos envolvem abordagem sobre direitos e deveres trabalhistas; escravidão contemporânea; mercado de trabalho para a mulher; e erradicação do trabalho infantil; além de assédio moral e sexual.

Procuradora Priscila Dibi Schvarcz e professora Me. Maira Angélica Dal Conte Tonial
Procuradora Priscila Dibi Schvarcz e professora Me. Maira Angélica Dal Conte Tonial

Fotos: Alessandra Pasinato / Assessoria de Imprensa UPF
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Maio

Imprimir