Arroio do Tigre descumpre normas de segurança do trabalho e é acionada na Justiça

Ação do MPT requer pagamento de multas de R$ 15 mil

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Cruz do Sul ajuizou ação de execução de termo de ajuste de conduta (TAC) contra o Município de Arroio do Tigre, por descumprimento de normas de segurança do trabalho. O valor das multas devidas é, até o momento, de R$ 15 mil.

     O Município firmou TAC com o MPT em outubro de 2013, comprometendo-se a regularizar aspectos de meio ambiente de trabalho na Secretaria Municipal de Obras, incluindo gerenciamento de riscos e implantação de medidas de proteção coletiva. O Município não implementou o Programa de Conservação Auditiva (PCA), não repôs equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs), nem treinou os servidores para seu uso adequado.

     O descumprimento foi observado pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região dos Vales. O Município não respondeu às notificações do MPT sobre o descumprimento. O Cerest também constatou a inexistência de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e a inadequação de instalações elétricas. Estas irregularidades serão acompanhadas em novo inquérito civil.

     Além da execução da multa, o MPT requer na ação que Arroio do Tigre implemente o PCA, visando à prevenção da perda auditiva, sob pena de multa diária fixada pelo Poder Judiciário, de modo a estimular o cumprimento da obrigação. A ação foi ajuizada pela procuradora do MPT em Santa Cruz do Sul Thaís Fidelis Alves Bruch e tramita na 1ª Vara do Trabalho de Santa Cruz do Sul.

Ação judicial nº 0020130-86.2018.5.04.0731

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Abril

Imprimir