Projeto em Santa Maria usará aprendizagem para inserir jovens em vulnerabilidade no mercado de trabalho

Escrito por .

Duas turmas, com formação para ocupações administrativas, terão a parte prática desenvolvida em escolas da rede municipal de ensino

     Acordo firmado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Maria com o grupo Sulclean permitirá, através da aprendizagem profissional, a inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social, inclusive aqueles que cumpram ou tenham completado medidas socioeducativas nos regimes aberto ou semiaberto.

     A parte prática da aprendizagem será desenvolvida em escolas da rede municipal de Santa Maria, com a coordenadoria pedagógica do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O curso já foi iniciado. Após os primeiros 20 dias, dedicados a aulas teóricas, foi iniciada a parte prática, nesta segunda-feira (6/8). Os jovens terão quatro dias da semana de trabalho prático e um dia de aulas, no CIEE. A rede estadual de ensino também foi convidada a participar.

     O curso é patrocinado pela Sulclean Segurança e pela Sulclean Higienização, que firmaram acordo com o MPT para preencherem a cota reservada por Lei a aprendizes. Isto será feito com o uso da “cota social”, prevista no decreto nº 8740, segundo a procuradora do MPT em Santa Maria, Bruna Iensen Desconzi, responsável pelos acordos. “Estas empresas têm atividades-fim insalubres ou perigosas”, explica. “Então não conseguem incluir os menores de 18 anos nestas funções. A cota social traz este benefício: a empresa contrata, e o jovem cumpre o contrato de aprendizagem em outro local, fora da empresa”.

     Além disso, destaca a procuradora, “é importante inserir aprendizes nas escolas, principalmente os jovens que estão em situação de vulnerabilidade, a fim de que vejam o curso como uma nova oportunidade de vida, para que se engajem ainda mais na educação, não retornem ao mundo do crime nem faltem à escola”. A assiduidade escolar é um dos requisitos do contrato de aprendizagem.

     Foram formadas duas turmas, uma de 15 e outra de 30 aprendizes, que têm contrato de 2 anos. A indicação dos participantes, que podem ter entre 14 e 24 anos, foi feita pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica) e pelo Ministério Público Estadual (MPE), com o qual o MPT firmou termo de cooperação. O próprio MPT também pôde indicar jovens, como resgatados do trabalho infantil irregular.

     O projeto é o primeiro voltado a egressos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), tendo o MPT contribuído no passado com outras turmas de aprendizagem que atenderam jovens que cumpriam medida de forma fechada. “Este é um projeto que contempla o jovem que cumpre a medida ou que já a cumpriu, com o objetivo de que ele não retorne ao mundo do crime, pois é vinculado à sua matrícula na escola”, explica a procuradora.

Leia mais:

27/8/2015 - Procurador-chefe participa de formatura do Projeto Pescar, na Fase
28/7/2015 - Procurador-chefe visita unidades da Fase, na Vila Cruzeiro
14/5/2014 - MPT destina R$ 1.130.546,91 a projetos socioeducacionais da Fase

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir