• Procuradorias
  • PTM Uruguaiana
  • Sant’Ana do Livramento terá audiência nesta quinta-feira sobre aprendizagem profissional com empresas da região

Sant’Ana do Livramento terá audiência nesta quinta-feira sobre aprendizagem profissional com empresas da região

Município iniciou adesão ao “Resgate a Infância”, projeto de combate ao trabalho infantil; medidas de políticas públicas e educação também fazem parte da iniciativa do MPT

Quarta-feira: eixo "Educação", no auditório do campus da Unipampa
Quarta-feira: eixo "Educação", no auditório do campus da Unipampa

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uruguaiana começou, em Sant’Ana do Livramento, a implantação do projeto “Resgate a Infância”, voltado ao combate ao trabalho infantil. Os três eixos componentes do projeto (“Políticas Públicas”, “Educação” e “Profissionalização”) estão sendo iniciados nesta semana. No primeiro eixo, “Políticas Públicas”, na terça-feira (25/9), foi realizada reunião com o secretário de Assistência e Inclusão Social do Município, Lauro Binsfeldt, além de visitas às secretarias de Saúde e Educação, ao Conselho Tutelar, ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

     No eixo "Educação", nesta quarta-feira, está sendo realizada capacitação do projeto MPT na Escola, entre 9h e 12h e entre 13h30min e 16h30min, com a participação de cerca de 60 integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente do Município.  A proposta é trabalhar o tema em atividades em sala de aula, envolvendo alunos do 4º ao 7º ano da rede pública.  O projeto também realiza anualmente concurso que premia os melhores trabalhos artísticos produzidos pelos alunos das escolas participantes. Nesta quinta-feira (27), o eixo “Profissionalização” constará de audiência coletiva, voltada a cerca de 90 empresas da região, notificadas pelo MPT, para sensibilização quanto ao cumprimento da cota de aprendizagem. O evento acontecerá entre 9h e 12h, no auditório do campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na rua Barão do Triunfo, 1.048, 2º andar, Centro.

     A audiência objetiva fomentar a aprendizagem formal, por meio da identificação dos desafios e construção de alianças com as entidades formadoras e a sociedade civil, de modo a inserir principalmente os adolescentes em situação de vulnerabilidade e resgatados do trabalho infantil. O percentual reservado para aprendizes, definido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), deve ser de, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do total de empregados de uma empresa. A aprendizagem é forma de conceder oportunidades aos jovens, aumentando sua empregabilidade e renda no futuro e, ainda, de as cidades poderem contar com mão de obra qualificada para atrair mais investimentos.

     Participam da operação em Sant'Ana do Livramento as procuradoras do MPT-RS representantes da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) Patrícia de Mello Sanfelici (coordenadora nacional, lotada em Porto Alegre) e Ana Lucia Stumpf Gonzalez (coordenadora regional, lotada em Uruguaiana) e a chefe da Assessoria de Planejamento, Gestão Estratégica e Serviço Social (APGESS), assistente social Vitória Raskin (lotada em Porto Alegre).

Terça-feira: eixo “Políticas Públicas”, reunião com o secretário de Assistência e Inclusão Social, Lauro Binsfeldt
Terça-feira: eixo “Políticas Públicas”, reunião com o secretário de Assistência e Inclusão Social, Lauro Binsfeldt

Trabalho infantil

     Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida por lei, no caso do Brasil, 16 anos (exceto a aprendizagem profissional, permitida a partir dos 14 anos). O objetivo geral do Projeto Resgate a Infância é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

     São sete os objetivos específicos do Projeto: aprimorar a atuação do MPT na prevenção e combate ao trabalho infantil, por meio de ações integradas com os outros órgãos públicos e as entidades da sociedade civil (intersetorialidade); conscientizar a sociedade sobre os prejuízos do trabalho infantil, bem como sobre a proteção ao trabalho do adolescente; exigir a oferta de vagas nos cursos de aprendizagem pelas entidades formadoras e a contratação de aprendizes pelas empresas que ainda não cumprem a cota de aprendizagem; promover o cumprimento da cota legal de aprendizagem; atuar, nas diferentes regiões do país, por meio de estratégias adequadas para o enfrentamento do problema conforme realidade local; e incentivar os MPTs nos estados a replicarem o projeto em nível regional.

Leia mais

21/11/2017 - MPT começa em Uruguaiana implantação do projeto "Resgato à Infância"
25/5/2017 - MPT realiza capacitação sobre trabalho infantil em Arroio do Tigre
11/5/2017 - MPT implanta em Capão da Canoa projeto "Resgate a Infância"
10/4/2017 - Eixo "Educação" do Projeto "Resgate a Infância" é apresentado para membros do Fepeti-RS
28/3/2017 - Secretário de Educação confirma participação de Porto Alegre no eixo educação do Projeto Resgate a Infância
24/3/2017 - MPT na Escola segue cronograma de capacitações com gestores e educadores
16/3/2017 - MPT na Escola terá capacitação para órgãos do Fepeti, em Porto Alegre
23/2/2017 - Reunião com municípios define implantação do "MPT na Escola"
23/11/2017 - MPT reúne maiores empresas de Passo Fundo para debater profissionalização
22/11/2017 - MPT implanta em Passo Fundo projeto "Resgate a Infância"

28/9/2016 - Capacitação do MPT na Escola expande projeto no Estado

Fotos: Ana Lucia Stumpf Gonzalez
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com Whatsapp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Setembro

Imprimir