Seminário em Uruguaiana debaterá inclusão de PCDs

Evento voltado a pessoas com deficiência e empresas que precisam preencher a cota será realizado dia 20/3 na Biblioteca Municipal

      O seminário "Informação para a inclusão: oportunidades para pessoas com deficiência" será realizado no dia 20 de março, às 14h, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, localizada na rua Santana, 2.588, Centro de Uruguaiana. O evento é voltado a pessoas com deficiência (PCDs) e empresas que precisam preencher a "Lei de Cotas". As incrições são gratuitas e feitas a partir das 13h30min no local. Além do palestrante convidado, vereador Clairton Bassin Pivoto, do município de Santiago, também falará no evento o auditor-fiscal do trabalho Vitor Siqueira Ferreira.

     Entidades do Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - Senat) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) também estarão presentes, para orientar o público quanto aos seus serviços. A realização é do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O apoio é do Caminho Azul - Grupo de Pais de Autistas, Prefeitura e Câmara Municipal.

     A procuradora do MPT uruguaianense Ana Lucia Stumpf Gonzalez lembra que a Lei nº 8.213 ou Lei de Cotas foi criada, em 1991, com o objetivo de aumentar o número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Toda empresa com 100 ou mais funcionários é obrigada a contratar PCDs. Conforne o artigo 93, a empresa com 100 a 200 empregados está obrigada a preencher, no mínimo, 2% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou PCDs. De 201 a 500, 3%. De 501 a 1.000, 4%. De 1.001 em diante, 5%.


Cartaz: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Março

Imprimir