MPT na Escola premia alunos da rede pública no RS

Escrito por .

Em 2022, foram inscritos trabalhos de 16 municípios; primeiros colocados competirão na edição nacional do prêmio, organizada por Brasília

Veja as fotos em nosso Google: https://photos.app.goo.gl/6fNWbZJ6MiUyzT1s7

 

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) realizou, nesta sexta-feira (26/8), a cerimônia de premiação da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2022. O evento reuniu alunos vencedores, professores orientadores, coordenadores pedagógicos, secretários de Educação e prefeitos de vários municípios que participaram do projeto. A cerimônia foi realizada no plenário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Porto Alegre.

     Os trabalhos inscritos são resultado de atividades em sala de aula sobre o combate ao trabalho infantil, com material de apoio fornecido pelo MPT. O projeto integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.

    Neste ano, participaram alunos de 4º e 5º anos. Foram premiados os três melhores classificados de cada categoria (conto, poesia, música e desenho). Os alunos ganhadores e seus professores orientadores receberam tablets (1º lugar), Kindles (2º lugar) e fones bluetooth (3º lugar). Os trabalhos em primeiro lugar se classificaram automaticamente para a etapa nacional do prêmio, cuja cerimônia está sendo organizada por Brasília. Os professores coordenadores do projeto nos municípios receberam um Kindle cada. Por sua vez, as escolas vencedoras receberam livros, e os Municípios participantes, placas de homenagem.

    A abertura do evento contou com a presença dos desembargadores do TRT Alexandre Corrêa da Cruz e Roger Ballejo Villarinho, do vice-procurador-chefe do MPT-RS, Lourenço Agostini de Andrade, da juíza do Trabalho Carolina Hostyn Gralha, da promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga, da procuradora do MPT Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann e dos representantes da Advocacia Geral da União (AGU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) e Sindicato dos Advogados Trabalhistas (Satergs). O mestre de cerimônias foi Duda Garbi. O evento contou também com apresentação do rapper Rafuagi.

     A procuradora Patrícia, coordenadora regional da Coordinfância, destacou a importância do projeto, que permite que a comunidade escolar discuta e combata o trabalho infantil. “O MPT na Escola é um projeto de unir mãos”, afirmou. “A primeira mão que apertamos é a do Município, que adere ao projeto de modo voluntário; e depois a dos coordenadores e a dos professores que vão trabalhar esse tema nas escolas com os alunos”. Ela agradeceu aos jurados e a parceiros na organização do evento, em especial ao coronel Paulo Antônio Monteiro, do Instituto Victoria Nahon e à promotora de justiça Cinara Vianna Dutra Braga, que auxiliaram na aquisição dos prêmios que foram entregues na ocasião, os quais, por sua vez, foram adquiridos por meio de destinações de verbas de termos de ajuste de conduta (TACs) e ações civis públicas (ACPs).

    O vice-procurador-chefe do MPT-RS enfatizou a necessidade de cooperação. “Para erradicar o trabalho infantil não basta apenas a ação repressiva, é preciso mudar uma cultura, desfazer mitos, sensibilizar as comunidades para o quão prejudicial é o trabalho infantil". O procurador leu o poema de Alice Rosa da Silva e Cristiane Pereira da Silva, premiado na edição de 2019 do prêmio.

     Esta foi a quarta edição do prêmio no Estado. Participaram escolas de 16 Municípios, dos 24 habilitados: Alvorada, Balneário Pinhal, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Cidreira, Eldorado do Sul, Erechim, Esteio, Imbé, Itati, Marau, Mariana Pimentel, Morrinhos do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Sarandi, Torres, Tramandaí e Três Forquilhas.

     Além do MPT na Escola, o projeto Resgate a Infância desenvolve trabalho junto às Prefeituras, referente a políticas públicas de prevenção ao trabalho infantil, e junto às empresas, com o incentivo ao cumprimento da cota reservada por Lei aos aprendizes profissionais, a partir dos 14 anos.

Veja abaixo os trabalhos vencedores:

DESENHO

1º - Imbé
Aluno: Antony Oliveira de Borba
E.M.E.F. Estado de Santa Catarina
5º ano
Profª. Orientadora: Cláudia Moreira Pedro

2º - Cidreira
Aluna: Nikielly Tauane Pinto
E.M.E.F. Marcílio Dias
5º ano
Profª. Orientadora: Roberta Capra

3º - Cachoeirinha
Aluno: Riquison Pacheco Bernardo
E.M.E.F. Professor Ivo Antônio Rech
Profª. Orientadora: Vânia Cristina Riger Godoy


POESIA

1º - Esteio
Aluna: Alice Costa Lemos
E.M.E.B. Luiza Silvestre de Fraga
4º ano
Profª. Orientadora: Juliana Aparecida Ribeiro de Oliveira

2º - Alvorada
Aluna: Camilly Vitória Gonçalves Bastos
E.M.E.F. Antônio de Godoy
5º ano
Profª. Orientadora: Cíntia Ambrosini Ferrari

3º - Capão da Canoa
Alunas: Ryanna Machado Scheffer e Giovanna Rosa Lemos da Silva
EMEF Cícero da Silva Brogni
5º ano
Profª. Orientadora: Gabriela Xavier da Silva


CONTO

1º - Tramandaí
Aluna: Valentina Mendes Fraga Alves
E.M.E.F General Luiz Dêntice
4º ano
Profª. Orientadora: Cristiane Conceição Baumgart Fraga

2º - Morrinhos do Sul
Aluno: João Antônio Schutts Pacheco
E.M.E.F. Pedro Antônio Selau
4º ano
Profª. Orientadora: Marta Behenck Dimer

3º - Balneário Pinhal
Aluna: Luana Valentina Pereira de Oliveira
E.M.E.F. Luiz de Oliveira
5º ano
Profª. Orientadora: Janaína Rodrigues Ramos

3º - Cidreira
Aluna: Rafaella Santos
E.M.E.F. Marcílio Dias
5º ano
Profª. Orientadora: Karina Müller


MÚSICA

1º - Imbé
Alunos: Bernardo Samuel do Rosário Figueiró, Eduardo Pöesrschke e Kaio Paz Castilhos da Silva
E.M.E.F. Estado de Santo Catarina
5º ano
Profª. Orientadora: Maria Helena Coelho da Silva Kalicheski

2º - Tramandaí
Alunas: Adryelli Cardoso Rocha, Nicolly Fagundes John e Sophia Mesquita Dorneles Prado
E.M.E.F. São Francisco de Assis
5º ano
Profª. Orientadora: Márcia Gomes Lisboa

3º - Capão da Canoa
Alunos: Renan Alves Cavalari, Douglas Souza Emerim e Vitória Machado dos Santos
E.M.E.F. Leopoldina Véras da Silveira
5º ano
Profª. Orientadora: Delma Silene Germann Neubert

3º - Cidreira
Alunos: Marco Antônio Moraes, Isaias De Souza e Thais Helena Ferreira
E.M.E.F. Marcílio Dias
5º ano
Prof.ª Orientadora: Karina Müller

Texto e fotos: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

 

Tags: Agosto

Imprimir