Procuradora do MPT-RS participa de seminário sobre proteção a crianças e adolescentes na FURG

Escrito por .

     

Procuradora do Trabalho da 4ª Região Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann destacou as razões pelas quais o trabalho infantil deve ser combatido. Foto: Bruno Bratti
Procuradora do Trabalho da 4ª Região Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann destacou as razões pelas quais o trabalho infantil deve ser combatido. Foto: Bruno Bratti

     A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Porto Alegre Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann participou na última sexta-feira (5/5) do seminário "Mês da Proteção - Falar é preciso: trabalho infantil, violências e exploração sexual de crianças e adolescentes", realizado no auditório da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em sua apresentação, a procuradora destacou a importância de se combater o trabalho infantil, um dos objetivos estratégicos do MPT, além de abordar o projeto Resgate a Infância, que reúne iniciativas em políticas públicas, junto aos Municípios; profissionalização do adolescente, mediante a busca do cumprimento de cotas de aprendizagem profissional pelas empresas; e educação, através do MPT na Escola.

    O evento atende a um acordo firmado com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). "A FURG está de parabéns em organizar um evento que permita a aproximação com a comunidade para discutir esse tema tão importante, que é o trabalho infantil. Tema que precisa ser revisto socialmente, ter seus mitos derrubados, pois decorara de uma violação de direitos da qual as crianças e adolescentes precisam estar protegidas para se desenvolverem plenamente e se tornarem adultos bem inseridos na sociedade", afirmou a procuradora, que é coordenadora regional da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT.

     Durante a manhã, o seminário também contou com uma mesa de debate sobre trabalho infantil e exploração sexual, e continuou à tarde com a atividade "Universidade em Escuta", que reuniu orientadores educacionais.O objetivo do seminário foi promover o combate à violência e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, sendo parte da programação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura para maio. Participaram estudantes, técnicos e professores da FURG, bem como professores orientadores das redes de ensino.

Imprimir