MPT participará do mutirão de assistência aos imigrantes

Escrito por .

Evento acontece no domingo e visa prestar orientações a essa parcela da população

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) participará de mutirão de assistência jurídica às famílias de haitianos que estão em Porto Alegre na "Ocupação Progresso", promovido pela Defensoria Pública do Estado. A ação, que visa prestar orientações aos imigrantes que se encontram em situação de vulnerabilidade, acontecerá no domingo (4/10), a partir das 14h, na Rua Francisco Silveira Bitencourt, em frente ao 1.712, bairro Sarandi.

     Segundo a procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici, que conduz procedimento promocional relativo à imigração no RS, o mutirão representa alternativa muito eficaz para aproximar os imigrantes dos órgãos que podem auxiliá-los no esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas. "Os imigrantes enfrentam série de dificuldades desde quando saem de seu país de origem e merecem, dos órgãos públicos do país que os recebe, ações facilitadoras de sua inserção na sociedade. Este evento permitirá, em único momento, resolução de dúvidas relativas às mais diversas áreas jurídicas. Para o MPT, é uma grande oportunidade para promover a efetivação do direito do trabalho também para esses trabalhadores".

     A iniciativa tem como finalidade identificar os principais problemas enfrentados pelos imigrantes nas mais diversas áreas, prestando-lhes orientação jurídica e encaminhando-os à rede de proteção. Na ocasião, também será feita a entrega de roupas, calçados e materiais de higiene - coletados por outras instituições - aos imigrantes.

     Além da Defensoria Pública da União (DPU) e do MPT, o Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SAJU-UFRGS) e a Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS) também apoiam a ação.

Texto: Franciele Costa dos Santos (estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Outubro

Imprimir