MPT, TRT e Ministério do Trabalho divulgam campanha contra trabalho infantil na Redenção

Escrito por .

Evento, realizado das 11h30 às 15h, marca Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil reunindo atrações musicais e educacionais

Acesse as fotos da ação na 33ª Maratona de Porto Alegre e das atividades no Parque da Redenção

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), a Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) realizaram neste domingo (12/6) evento de divulgação da campanha do combate ao trabalho infantil, cujo dia mundial é celebrado na data.

     As atividades, incluindo contação de história e apresentações musicais, teatrais e educativas, aconteceram das 11h30 às 15h, junto do Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, contando com o apoio do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap), do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fepeti) e de outras instituições parceiras. O objetivo foi alertar a sociedade para a realidade do trabalho infantil no Rio Grande do Sul, no Brasil e em vários países do mundo, bem como orientar a população sobre como combater o trabalho infantil e onde procurar ajuda, esclarecendo, por exemplo, o papel dos conselhos tutelares.

Orquestra Jovem do Estado foi a primeira a se apresentar na Redenção
Orquestra Jovem do Estado foi a primeira a se apresentar na Redenção

     Foram distribuídos para as crianças, pais e interessados gibis da "Turma da Mônica", revista em quadrinhos sobre Trabalho Infantil (MPT em Quadrinhos), marca página, canetas, e outros itens, com alusão à data. Explicações sobre o porquê do "Não ao Trabalho Infantil" foram fornecidas ao público presentes. Houve ainda espaço para pintura de desenhos e ônibus da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs).

     A programação contou com apresentação teatral de servidores do TRT4, o coral, a orquestra e o grupo de dança da ONG Sol Maior, a percussão do Centro Social Marista Aparecida das Águas, contação de histórias da ONG Cataventus e atrações de instituições ligadas à aprendizagem profissional no Estado, como a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e o grupo de teatro do Cesmar (Centro Social Marista de Porto Alegre).

     A procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), destaca que o objetivo do evento foi trazer o tema para discutir com a sociedade. “Resolvemos trazer isto de um modo mais leve, mais lúdico, a partir de apresentações artísticas, especialmente feitas por crianças que saíram de uma condição de vulnerabilidade através da arte e que encontraram na aprendizagem a alternativa para garantir sua dignidade, não precisando trabalhar”. Também houve participação de instituições parceiras que têm no trabalho infantil um tema importante. “Muita gente passou pelas tendas. Foi possível transmitir essa mensagem para o público de Porto Alegre”, avalia a procuradora.

     A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Beatriz Renck, avalia o evento como um sucesso. “Pela manhã, a campanha começou na Maratona Internacional de Porto Alegre. Todos os corredores receberam o material de combate ao trabalho infantil nos kits de corrida e nosso stand foi muito visitado. Aqui na Redenção, o número de pessoas foi maior que o esperado. É mais um evento que fazemos com o MPT-RS, e considero que cumprimos o nosso papel, o de lutar contra o trabalho infantil”.

33ª Maratona Internacional

     As atividades começaram cedo, na tradicional Maratona Internacional de Porto Alegre, cuja primeira largada ocorreu às 6h45, na Avenida Augusto de Carvalho. A Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho tiveram um espaço no evento, onde foram distribuídos cataventos, gibis sobre trabalho infantil (edição especial da Turma da Mônica e revistas “MPT em Quadrinhos”), doces e panfleto informativo sobre o tema. O catavento de cinco pontas, que é o ícone da campanha nacional e mundial contra o trabalho infantil por simbolizar o lúdico e a alegria que devem estar presentes na infância e na adolescência, fez grande sucesso entre a criançada. A cada entrega de material, magistrados, servidores e procuradores explicavam aos pais e às crianças o motivo da campanha na maratona. Assessorias esportivas também exibiram o banner da campanha em suas tendas. Sem dúvida, a coincidência das datas e a parceria com o Corpa (Clube dos Corredores de Porto Alegre), organizador da maratona, acabaram proporcionando uma excelente oportunidade para promover a importância do combate a este grave problema social que ainda persiste no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Crianças que participaram da maratoninha receberam material da campanha na linha de chegada
Crianças que participaram da maratoninha receberam material da campanha na linha de chegada

     Conforme a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, o Rio Grande do Sul possuía, em 2012, 4 mil trabalhadores entre 5 e 9 anos de idade, 42 mil entre 10 e 14 anos, e 166 mil entre 15 e 17. Em todo o Brasil, os números são 81 mil (5 a 9 anos), 797 mil (10 a 14) e 2,63 milhões (15 a 17). 

Com informações da Secom/TRT4
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir