Projeto Pescar prepara formação de jovens na área Jurídico-Trabalhista

Escrito por .

MPT está entre parceiros da iniciativa; início das atividades será em fevereiro de 2017

     A "Unidade Projeto Pescar - Comunidade Jurídico Trabalhista" está preparando processo seletivo para escolha dos jovens que integrarão a Unidade do Projeto Pescar, vinculada à Comunidade Jurídico-Trabalhista gaúcha. A iniciativa decorre de uma parceria da Fundação com o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS). A divulgação em escolas e centros comunitários da região está sendo promovida pelo educador responsável do projeto, André Cintra. Os candidatos, que devem ter renda familiar de no máximo meio salário-mínimo por pessoa, devem comparecer nos fundos do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Rua Baronesa do Gravataí, 1.125, bairro Menino Deus, POA/RS) entre os dias 10 e 14 de outubro, das 13h45min às 17h45min.

     Na última sexta-feira (30/9), ocorreu reunião entre representantes das cinco entidades que participam da iniciativa. O MPT esteve representado pelas procuradoras do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici, coordenadora estadual da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), e Marlise Souza Fontoura, que destinou verba a partir da qual foi possível a realização do projeto.

     Foram discutidos aspectos referentes ao início das atividades e às atribuições dos órgãos participantes. O programa, a ser iniciado em fevereiro de 2017, oferecerá durante um ano possibilidade de formação socioprofissional gratuita a 15 jovens em situação de vulnerabilidade social. Os participantes da primeira turma da “Unidade Projeto Pescar - Comunidade Jurídico-Trabalhista” terão aulas em Porto Alegre, nas dependências da Justiça do Trabalho. O conteúdo do curso irá contemplar o desenvolvimento pessoal, a cidadania e conhecimentos específicos relacionados à atividade judiciária, com destaque para o uso do sistema Processo Judicial Eletrônico (Pje-JT).

Projeto Pescar

     O Projeto Pescar promove iniciativas que visem ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais junto a jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de sua inserção e ascensão no mundo do trabalho. Das quase 100 unidades do Projeto Pescar, presentes em 11 Estados brasileiros e quatro Países, esta será a primeira unidade que surge por meio de uma parceria envolvendo órgãos públicos.

     O projeto pedagógico adotado valoriza a participação do voluntariado, que poderá contribuir com a formação dos jovens. Os temas a serem priorizados na formação foram organizados pelo Projeto Pescar e serão coordenados pelo Educador Responsável da nova unidade. As inscrições para voluntariado de servidores, magistrados e procuradores interessados deverão ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro.

Foto: Álvaro Lima (Secom do TRT-RS)
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132) com informações da Secom do TRT-RS
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Outubro

Imprimir