MPT-RS investiga denúncia de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves

Escrito por .

Órgão esteve com a BM e com a fiscalização do trabalho em uma plantação de uvas na zona rural do município e encontrou alojamento degradado, mas não houve flagrante

Alojamento encontrado na propriedade. Crédito: MPT-RS, Divulgação
Alojamento encontrado na propriedade. Crédito: MPT-RS, Divulgação

     O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) esteve na tarde de 10/02, quarta-feira, em uma propriedade rural no município de Bento Gonçalves, acompanhado da Brigada Militar e da fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, a fim de apurar uma denúncia de trabalho análogo à escravidão em uma plantação de uvas.

     No local, a fiscalização encontrou, no interior de um aviário desativado, um alojamento que supostamente vinha sendo utilizado por trabalhadores, conforme indícios e informações coletados no local.O alojamento não apresentava condições mínimas de higiene e conforto, não podendo ser utilizado para a habitação humana. Quando da fiscalização, tal alojamento não estava sendo ocupado pelos trabalhadores, motivo pelo qual não houve resgate.

     A fiscalização trabalhista ainda está em curso. O empregador foi notificado para regularizar a situação e a documentação dos trabalhadores que laboravam na colheita da uva e para explicar a própria existência do alojamento na propriedade. O MPT, por meio da PTM de Caxias do Sul, que abrange Bento Gonçalves, instaurou Inquérito Civil para apurar os fatos.

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

 

 

Tags: Fevereiro

Imprimir