Procurador participa do 6º Congresso Internacional em Saúde, da Unijuí

Escrito por .

Mesa redonda abordou Vigilância em Saúde do trabalhador

     O procurador do MPT em Santo Ângelo Roberto Portela Mildner participou, em 16 de maio, de mesa redonda sobre Vigilância de Saúde do trabalhador, integrante do programa do 6º Congresso Internacional em Saúde, promovido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

     Na mesa redonda, também foram proferidas palestras do médico perito Alexsander Kucharski, da 14º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS, Santa Rosa) e da enfermeira do Trabalho Elizabete Maria Dall Molin Trevisan, do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Missões, de Ijuí. A mesa redonda foi coordenada por Luciane Sarturi Antes, do Cerest Missões.

Procurador Roberto Mildner sentado à direita
Procurador Roberto Mildner sentado à direita

     A palestra do procurador foi intitulada “A atuação do Ministério Público do Trabalho e a VISAT”. Em sua fala, inicialmente destacou a importância da realização de forças-tarefa conjuntas com a participação de outros órgãos de proteção ao trabalho, a exemplo do ocorrido no âmbito do projeto nacional de adequação das condições de trabalho nas indústrias de abate e processamento de carnes (conhecido como projeto dos frigoríficos), em que o Ministério Público do Trabalho realizou inspeções conjuntas com a fiscalização do trabalho, peritos do INSS, o CREA, o CEREST e outros órgãos, com excelentes resultados de adequação das condições de trabalho.

     Da mesma forma, o procurador Roberto lembrou que, nos idos de 2014, já teve a oportunidade de contar com a expertise de integrantes do CEREST Ijuí para realizar amplo estudo dos agravos à saúde de trabalhadores em grande empresa do ramo metal-metalúrgico da região noroeste, inclusive com a participação da enfermeira Elizabete Trevisan.

     Foi, também, salientado sobre o projeto nacional verdade na saúde, atualmente em execução pelo Ministério Público do Trabalho, com o qual se espera promover um retrato mais verossímil da realidade dos acidentes e adoecimentos no trabalho, objetivando eficiência na prevenção.

     O tema do congresso foi: “Vigilância em Saúde: ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento”.​ O congresso foi realizado de 14 a 17 de maio. Suas edições anteriores foram realizadas em 2011, 2013, 2015, 2017, e 2018, em Portugal.

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Maio

Imprimir