MPT entrega equipamentos para combate a incêndios em Uruguaiana e recebe homenagem do Corpo de Bombeiros

Escrito por .

Corpo de Bombeiros do município recebeu equipamentos de proteção e um drone para monitoramento de focos de incêndio, e entregou homenagem ao MPT em Uruguaiana

 

     Foi realizada a entrega oficial na tarde da segunda-feira, 18/4, ao Corpo de Bombeiros Militar de Uruguaiana, de equipamentos para combate a incêndios em vegetação no bioma Pampa, bem como nos centros urbanos da região. Os materiais, adquiridos com recursos revertidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) incluem um drone para operações aéreas de monitoramento e 25 conjuntos de roupas especiais de proteção individual antifogo.

     A entrega foi realizada pelos procuradores do MPT-RS na unidade de Uruguaiana, Hermano Martins Domingues e Franciele D’Ambros, que também receberam uma homenagem da corporação por seu apoio no trabalho dos bombeiros, garantindo equipamentos e infraestrutura por meio de destinações de recursos.

     O material recebido pelo Pelotão de Uruguaiana será usado para colocar em marcha o projeto Pampa Seguro, que prevê o monitoramento e a proteção ambiental da área do Bioma Pampa na região, atualmente correndo maiores riscos de queimadas e incêndios devido à recente prolongada estiagem que assolou o estado. A seca registrada no verão de 2021/22, por exemplo, contribuiu, segundo os Bombeiros, para o aumento de 3.372% nas queimadas no Bioma Pampa entre os meses de janeiro e julho de 2022. Apenas entre 20/12/2021 até 7/3/2022, o Pelotão de Uruguaiana foi chamado a atender 150 ocorrências de incêndio em vegetação — em uma delas, logo no início do ano passado, o campus da Universidade Federal do Pampa foi consumido pelas chamas.

     Adquirido pela corporação com os recursos revertidos pelo MPT-RS, o drone – tecnicamente chamado Aeronave Remotamente Pilotada — será usado para o monitoramento e a averiguação de focos de incêndios em vegetação, além de servir como ferramenta auxiliar em operações de buscas a pessoas perdidas/desaparecidas, tanto no ambiente terrestre como nas buscas superficiais em rios, barragens e afins. O equipamento, capaz de realizar transmissão em tempo real e captação de imagens em alta resolução, também tem uma faixa de alcance de aproximadamente 5 mil metros e é equipado com uma câmera térmica capaz de aferir temperaturas entre 40°C a 550°C.

     Os conjuntos de EPIs destinados também são específicos para atuação em incêndios florestais – por serem mais leves, permitem uma mobilidade maior do que a oferecida pelos equipamentos normalmente utilizados pelos bombeiros em incêndios estruturais em áreas urbanas.

     Foram repassados para os bombeiros R$ 97.854,00, pagos como indenização por dano moral coletivo, no âmbito de um Termo de Ajuste de Conduta assinado pelo MPT-RS com uma empresa do ramo frigorífico, após um inquérito civil aberto para investigar questões de saúde e segurança no meio-ambiente do trabalho.

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Abril

Imprimir