58 municípios do RS têm até esta quarta-feira (15/8) para participar do prêmio MPT na Escola

Concurso cultural terá premiação para os melhores colocados; mais de 1000 turmas participaram do projeto neste ano

     As Secretarias Municipais de Educação de 58 Municípios gaúchos têm até a próxima quarta-feira (15/8) para inscrever trabalhos na 2ª edição do Prêmio MPT na Escola RS. A iniciativa, voltada a alunos do Ensino Fundamental, objetiva premiar os melhores contos, curtas-metragem, esquetes teatrais, músicas, desenhos e poesias sobre o combate ao trabalho infantil, elaborados a partir de atividades em sala de aula. De acordo com levantamento preliminar, o projeto atingiu neste ano mais de 190 escolas e 1000 turmas.

     Nesta etapa, os Municípios participantes selecionam e inscrevem um trabalho de cada categoria, encaminhando-os para a etapa estadual, organizada pelo MPT-RS. A premiação municipal é optativa. Na fase estadual, por sua vez, serão premiados três trabalhos de cada categoria. As escolas dos primeiros colocados também ganham prêmios. A cerimônia de premiação será realizada em 5/10, em Porto Alegre.

     Participam do projeto os seguintes Municípios: Alegrete, Arroio do Sal, Arroio do Tigre, Bagé, Balneário Pinhal, Barra do Quaraí, Boqueirão do Leão, Brochier, Cachoeirinha, Candelária, Capivari do Sul, Capão da Canoa, Carazinho, Charrua, Chuí, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Encantado, Erechim, Esteio , Garruchos, Glorinha, Gravataí, Ibarama, Imbé, Itati, Lagoa Bonita do Sul, Mampituba, Manoel Viana, Maquiné, Marau, Mariana Pimentel, Maçambará, Morrinhos do Sul, Nova Santa Rita, Não-Me-Toque, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Santo Antônio das Missões, Sapucaia do Sul, Sertão Santana, Sobradinho, Taquari, Terra de Areia, Teutônia, Torres, Tramandaí, Três Forquilhas, Uruguaiana, Vera Cruz, Viamão e Xangri-lá (58).

     A avaliação dos trabalhos inscritos será feita por comissão julgadora, composta de 3 jurados para cada categoria, os quais serão indicados pelo MPT entre membros do órgão, representantes de organismos internacionais, órgãos e entidades nacionais e parceiros nas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil. ​Os primeiros colocados de cada categoria da etapa estadual serão encaminhados pelo MPT-RS para o Prêmio MPT na Escola Nacional, organizado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. Em 2017, na etapa nacional, aluna de Capão da Canoa venceu a categoria Conto.​

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir