Passo Fundo, Erechim e Carazinho convidados para aderirem ao MPT na Escola

Procuradores apresentaram projeto Resgate a Infância aos Municípios; representante carazinhense já confirmou adesão ao projeto; demais responderão até sexta-feira; capacitação agendada para 22 e 23 de março

Lucimara Monteiro, Lucas Lopes, Rafael Silva, Flávia Funck, Lisandra, Tina Müller, Vanir Bombardelli, Vitor Barquel, Francine Cansi, Renata Silva e Patrícia Sanfelici (de costas)
Lucimara Monteiro, Lucas Lopes, Rafael Silva, Flávia Funck, Lisandra, Tina Müller, Vanir Bombardelli, Vitor Barquel, Francine Cansi, Renata Silva e Patrícia Sanfelici (de costas)

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) passo-fundense reuniu em sua sede, na tarde desta segunda-feira (5/3), representantes das administrações municipais de Passo Fundo, de Erechim e de Carazinho. O objetivo foi o de apresentar o projeto “Resgate à Infância” do MPT e convidar os Municípios a aderirem ao MPT na Escola. O projeto se divide em três eixos: o "Profissionalização", voltado a empresas e ao preenchimento das vagas reservadas por Lei a aprendizes; o "Políticas Públicas", voltado aos Municípios, com o objetivo de articular e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente; e o "Educação", voltado, via MPT na Escola, a escolas de Ensino Fundamental da rede pública. A proposta é trabalhar o tema em atividades em sala de aula, sensibilizando os envolvidos para o problema. Em 2018, o público-alvo foi limitado aos alunos do 4º ao 7º anos.

     De imediato, Carazinho já se comprometeu à aderir, enquanto Passo Fundo e Erechim ficaram de responder até sexta-feira. A capacitação pelo MPT dos indicados pelas administração municipais já está marcada para 22 e 23 de março, também na sede em Passo Fundo e busca sensibilizar coordenadores pedagógicos dos Municípios participantes para questões relativas ao trabalho infantil. O objetivo é que apresentem o tema aos professores das escolas que participarão, pautando o assunto nas atividades escolares, como proposto no material de apoio fornecido. O MPT na Escola também realiza anualmente concurso que premia os trabalhos artísticos produzidos pelos alunos das escolas participantes. 2017 foi o primeiro ano em que o prêmio foi realizado no Estado.

     A reunião foi conduzida pela coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), procuradora Patrícia de Mello Sanfelici (lotada em Porto Alegre), em apoio às procuradoras locais, que estavam presentes na reunião, Renata Falcone Capistrano da Silva e Flávia Bornéo Funck. Passo Fundo estava representado por seu procurador Rafael Taufer da Silva. Erechim participou com a secretária municipal de Educação, Vanir Clara Bernardi Bombardelli, a advogada Tina Paula Gervasoni Müller e a assessora Lisandra. Carazinho se fez presente com o secretário de Educação, Lucas Gabriel Lopes, e a assessora Lucimara Monteiro. A Fundação Universidade de Passo Fundo também participou com Vitor Augusto Ferreira Barquel e a advogada Francine Cansi.

     Até o momento, no Rio Grande do Sul, participarão escolas públicas de Ensino Fundamental de 45 municípios. 30 são da região de abrangência de Porto Alegre (Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Mariana Pimentel, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Santa Rita, Osório, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Sertão Santana, Terra de Areia, Três Forquilhas, Torres, Tramandaí, Viamão e Xangri-lá), 12 da região de Santa Cruz do Sul (Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Brochier, Candelária, Encantado, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Taquari, Teutônia e Vera Cruz) e mais três da região de Uruguaiana (mais Itaqui e Santo Ântônio das Missões).

Leia mais

5/3/2018 - MPT na Escola realiza primeira capacitação do ano para a região de Porto Alegre
15/01/2018 - Oito Municípios aderem ao projeto MPT na Escola, voltado a escolas de Ensino Fundamental

13/12/2017 - Prêmio MPT na Escola entregue em Brasília
17/11/2017 - Capão da Canoa vence etapa nacional do Prêmio MPT na Escola
23/10/2017 - Entregue Prêmio MPT na Escola RS 2017
16/10/2017 - Prêmio MPT na Escola anuncia vencedores da etapa RS
5/07/2017 - MPT-RS realiza 1º Prêmio MPT na Escola no Estado
25/05/2017 - MPT realiza capacitação sobre trabalho infantil em Arroio do Tigre
11/05/2017 - MPT implanta em Capão da Canoa projeto "Resgate a Infância"
10/04/2017 - Eixo "Educação" do Projeto "Resgate a Infância" é apresentado para membros do Fepeti-RS
28/03/2017 - Secretário de Educação confirma participação de Porto Alegre no eixo educação do Projeto Resgate a Infância
24/03/2017 - MPT na Escola segue cronograma de capacitações com gestores e educadores
16/03/2017 - MPT na Escola terá capacitação para órgãos do Fepeti, em Porto Alegre
23/02/2017 - Reunião com municípios define implantação do "MPT na Escola"
23/11/2017 - MPT reúne maiores empresas de Passo Fundo para debater profissionalização
22/11/2017 - MPT implanta em Passo Fundo projeto "Resgate a Infância"

28/09/2016 - Capacitação do MPT na Escola expande projeto no Estado

Texto e foto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132) enviado especial
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Março

Imprimir