Procuradora do MPT participa de live sobre o combate ao tráfico de pessoas

Gerente do projeto “Liberdade no Ar”, procuradora Andrea Gondim estará em evento promovido pela Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP)

Live será transmitida pelas redes oficiais do Governo do Estado do RS
Live será transmitida pelas redes oficiais do Governo do Estado do RS

     A procuradora do trabalho Andrea da Rocha Carvalho Gondim, do Ministério Público do Trabalho do Maranhão, participa na tarde desta sexta-feira (30/07) de uma live sobre os desafios do combate ao tráfico de pessoas, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP). O evento também terá a participação do delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto, diretor-adjunto do Departamento de Planejamento e Imigração da SSP. A live será transmitida pelo canal no YouTube e pelo perfil no Fecebook do Governo do Estado, às 19h, e encerra as atividades da 7ª Semana de Combate ao Tráfico de Pessoas.

     O evento discute as dificuldades e os desafios apresentados pela necessidade de combater o aliciamento e o transporte de pessoas para situações de exploração de trabalho envolvendo coerção, fraude, engano ou abuso. Referência no tema, Andrea Gondim é também gerente nacional do projeto Liberdade no Ar, criado para, em parceria com profissionais que atuam no transporte de passageiros, identificar e coibir diferentes tais situações.

    LIBERDADE NO AR

     A campanha foi inicialmente concebida para a comunidade aeroportuária, por onde passa a maior parte dos casos denunciados, contando com videoaulas voltadas a aeroviários, com foco na identificação de casos potenciais. Em 2020, no entanto, a campanha foi estendida às redes sociais, dado o aumento do risco de aliciamento e tráfico de trabalhadores, devido à recessão causada pela pandemia de Covid-19.

     O MPT atua contra o tráfico humano com ações preventivas e de acolhimento às vítimas, especialmente nos casos envolvendo trabalho análogo à escravidão e exploração sexual. As denúncias contra o crime devem ser feitas por meio do Disque 100 e do Ligue 180, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Casos também podem ser denunciados ao MPT, pelo site mpt.mp.br ou pelo aplicativo MPT Pardal (disponível gratuitamente para Android e iOS).

      O projeto Liberdade no Ar é realizado pela Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad) com a parceria do MPT, ONU, Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Celular Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Leia mais:

23/09/2020 - Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Salgado Filho, adere a campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas do MPT
30/7/2019 - MPT recebe mais de 1200 denúncias de aliciamento e tráfico de trabalhadores em cinco anos
5/7/2019 - MPT-RS garante segurança de rebocadores de aeronaves da Latam no aeroporto Salgado Filho

Tags: Julho

Imprimir