Ministério Público do Trabalho apoia realização de fim de semana com atividades inclusivas na praia do Lami

Projeto Praia Acessível para Todos – Mergulhe nessa Ideia, recebeu destinação do MPT e oferecerá oportunidades de lazer à beira do Guaíba para pessoas com deficiência

 

Atividades e equipamentos serão dispnibilizados para o acesso de pessoas com defiência às águas do Lami
Atividades e equipamentos serão dispnibilizados para o acesso de pessoas com defiência às águas do Lami

    Neste final de semana, será realizada a quarta edição do projeto Praia Acessível para Todos – Mergulhe nessa Ideia, iniciativa para tornar o banho de praia no Lami mais inclusivo e facilitar o acesso e a diversão nas águas do Guaíba a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos com dificuldade de locomoção. O programa será realizado na sexta-feira (4/2) e no sábado (5/2), das 10h às 16h, em parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), a ONG Caminhadores, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa) e outras entidades, entre elas o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS). O órgão colaborou por meio de uma destinação de R$ 10 mil de um procedimento de titularidade de procuradora do trabalho Márcia Medeiros de Farias à ONG Caminhadores, uma das organizadoras.

     As atividades do dia no Lami terão à disposição cadeiras anfíbias, andadores e cadeiras em PVC para que usuários com dificuldades motoras possam tomar um banho no Guaíba com assistência de monitores. Haverá também empréstimo de guarda-sol e cadeira de praia, de raquetes de frescobol e bolas de vôlei, oficinas de pintura em gesso, cama elástica para a diversão das crianças. Também será feito um bate-papo com os presentes com instruções sobre primeiros socorros na praia.

     A ação também atende à Lei nº 12.812, de 3 de março de 2021, que institui o Programa Para Acessível no Município de Porto Alegre, além de maximizar e favorecer a mobilidade e acesso de pessoas com deficiência em atividades recreativas e de diferentes formas de lazer, garantido os direitos de igualdade e inclusão social deste público na sociedade.

     As atividades também serão realizadas com obediência a todos os protocolos de segurança sanitária para prevenção a Covid-19.

     O Praia Acessível para Todos – Mergulhe nessa Ideia – conta também com a parceria das secretarias municipais de Cultura e dos 250 anos de Porto Alegre, Comando Militar do Sul, Consórcio Viva Sul, Cruz Vermelha Brasileira do RS, Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (FIESP-RS), Plano Angelus, Grupo de Hotéis Mar e Mar e Grupo Escoteiro do Mar Seival.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Fevereiro

Imprimir