• Procuradorias
  • PRT Porto Alegre
  • MPT convoca audiência pública sobre notificações de acidentes de trabalho no atendimento pelo SUS em Porto Alegre

MPT convoca audiência pública sobre notificações de acidentes de trabalho no atendimento pelo SUS em Porto Alegre

Encontro será realizado no dia 4/5, na  sede do Ministério Público estadual, na Capital

Encontro deve debater notificações de acidentes em casos que chegam ao sistema público de saúde
Encontro deve debater notificações de acidentes em casos que chegam ao sistema público de saúde

     O fortalecimento da saúde do trabalhador no SUS em Porto Alegre e a operação do sistema de notificações eletrônicas Sentinela são os temas de uma audiência pública que será realizada no dia 4/5, às 14h, na sede do Ministério Público do Estado, em Porto Alegre (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). O evento é promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), por iniciativa da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio-Ambiente do Trabalho (Codemat).

     A audiência será apresentada pela procuradora Priscila Dibi Schvarcz, coordenadora regional da Codemat, e é direcionada prioritariamente a agentes e trabalhadores de unidades de saúde públicas e privadas, secretarias municipais e do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) na Capital, além da rede hospitalar da cidade vinculada ao SUS.

     A proposta é debater com profissionais que atuam nas várias áreas de serviços de saúde da Capital o fluxo de dados sobre saúde no trabalho para o desenvolvimento de políticas de saúde pública e a necessidade de notificação adequada de casos de acidentes de trabalho levados ao atendimento das redes ligadas ao SUS. A audiência também aborda o Sistema Sentinela, custeado pelo próprio MPT para informatizar, em Porto Alegre, as fichas de Notificação de Agravo à Saúde do Trabalhador e a alimentação de dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

     O evento é parte das atividades do Projeto Nacional Fortalecimento da Saúde do Trabalho no SUS, executado pelo MPT para gerar informações que permitam identificar do que morrem e adoecem os trabalhadores – reunindo dados essenciais para a elaboração de estratégias de promoção e prevenção de acidentes e de melhoria da saúde coletiva no ambiente de trabalho. A audiência é aberta ao público, e o MPT também convida explicitamente nos termos do edital entidades da sociedade civil de Porto Alegre, órgãos governamentais e organizações não governamentais.

LEIA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Abril

Imprimir