Procuradoras do MPT-RS visitam Campus do Instituto Caldeira, em Porto Alegre

Parceria com Fundação Tênis vai gerar novo curso de formação profissional para adolescentes e jovens da Capital

 

As procuradoras do MPT-RS visitaram no fim de agosto o campus do Instituto Caldeira em Porto Alegre
As procuradoras do MPT-RS visitaram no fim de agosto o campus do Instituto Caldeira em Porto Alegre

          As procuradoras do MPT-RS Silvana Ribeiro Martins e Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann (coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Coordinfância) visitaram no fim de agosto o campus do Instituto Caldeira, no 4º Distrito, em Porto Alegre. O centro educacional será, a partir do dia 12 de setembro, o espaço de uma nova etapa do projeto Desenvolvendo Competências para o Mundo do Trabalho, iniciativa que vem sendo realizada em uma parceria do MPT-RS com a organização não governamental Fundação Tênis. Além das procuradoras, também estiveram presentes o presidente da Fundação Tênis, Gustavo Juchem; o superintendente da entidade, Luis Carlos Enck; e a gestora Dorilda Vivian Xavier, bem como a equipe do Núcleo de Educação Profissional da instituição, núcleo fundamental para o projeto, responsável por pôr em ação os projetos e propostas de futuro para os atendidos.

          O MPT da 4ª.Região vem realizando com a Fundação Tênis programas de cunho social e educativo voltados as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Atualmente, essa parceria é a responsável pela criação do projeto Desenvolvendo Competências para o Mundo do Trabalho. Uma primeira fase do programa foi implementada no início de julho, com cursos de Empreendedorismo e de Barbearia em aulas realizadas no Centro Esportivo Cultural da Bom Jesus, em Porto Alegre. A partir do dia 12 de setembro, terá início no projeto o curso de Tecnologia da Informação, no Campus Caldeira, bairro Navegantes, com duração prevista até março de 2023.

          A nova turma deverá contemplar 28 jovens. Serão oferecidas ainda bolsas no valor unitário de R$ 400,00 para subsidiar necessidades pessoais e fornecimento de vale transportes para os alunos, oriundos de diversas comunidades da Capital, situadas nos bairros Lomba do Pinheiro, Rubem Berta, Sarandi, Bom Jesus, Navegantes, Humaitá e Partenon – ao final, todos receberão certificado de conclusão.

          O projeto tem o apoio do MPT-RS pelo PA-PROMO 1271/2021, procedimento ligado à Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e que promove ações interinstitucionais para diminuição de mendicância infantil e para a formação profissional de jovens e adolescentes. Os cursos oferecidos no projeto têm o objetivo de ampliar, por meio da orientação profissionalizante, oportunidades dignas de educação e empregabilidade para jovens em situação de vulnerabilidade – que enfrentam dificuldades ampliadas em um mundo do trabalho em acelerada transformação.

          Durante a visita ao Campus, a representantes do MPT-RS conheceram os jovens alunos e o sistema de trabalho do Núcleo de Educação Profissional da Fundação Tênis. Ao longo da parceria com a entidade, o MPT-RS já realizou uma série de destinações para garantir a continuidade do projeto. Além das duas procuradoras que estiveram no campus, o trabalho com a Fundação já contou com a colaboração dos procuradores Bernardo Mata Schuch, Mariana Furlan Teixeira, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, Paula Rousseff Araujo, Priscila Dibi Schvarcz e Juliana Bortoncello Ferreira.

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Setembro

Imprimir