MPT promoverá encontro para atletas adolescentes das categorias de base no futebol em 3/10

Evento acontece no auditório do MP/RS e também será transmitido via YouTube

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul realizará na próxima semana o I Encontro Estadual de Categorias de Base, evento voltado a atletas adolescentes em formação desportiva de clubes de futebol que contem com programas de formação de atleta. O encontro acontece no auditório do Ministério Público Estadual (MP/RS) no dia 3/10, e contará com a participação dos integrantes das categorias de base do Esporte Clube Juventude, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Sport Club Internacional, clubes que atualmente possuem certificado de formador na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

     Também serão oferecidas vagas para outros clubes, mediante convite da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Além disso, o evento será transmitido pelo YouTube do MP/RS para todos os interessados.

     O objetivo, de acordo com o procurador do MPT Carlos Carneiro Esteves Neto, é dar a estes jovens atletas a oportunidade de conhecer os seus direitos de atletas em formação e de dialogar diretamente com órgãos públicos, entidades formadoras e profissionais do ramo sobre aspectos importantes da formação desportiva. A programação inclui exposição sobre direitos básicos e proteção do trabalho adolescente, aspectos legais da formação de atletas, assédio moral e evasão escolar, boas práticas adotadas pelos clubes formadores, questões disciplinares e a importância da preparação física adequada e compatível com a condição de atletas em formação. Também haverá uma conversa com os ex-jogadores Danrlei de Deus, hoje deputado federal, e Duda Luizelli, idealizadora do projeto "ABC da bola", que atende atualmente 100 meninas em Porto Alegre.

     Além disso, o MPT apresentará sua campanha, “Atletas Adolescentes - Dignidade é nosso esporte", que tem por objetivo oferecer à sociedade ferramentas para entender a diferença entre o desenvolvimento esportivo saudável e protegido e a exploração do trabalho da criança e do adolescente, combatida pelo órgão.

     O evento é realizado pelo MPT, em parceria com o MP/RS, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), o Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado (SIAPERGS), o Conselho Regional de Educação Física (CREF), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) o Tribunal de Justiça Desportiva (TJDRS), a FGF, além do Esporte Clube Juventude, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Sport Club Internacional.

     O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Atletas Adolescentes, vinculado à Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, que realizará uma série de encontros também nos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, entre os meses de setembro e novembro.

Veja aqui a programação completa

 

Tags: Setembro

Imprimir